Faça um blogueiro feliz, comente!

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Um vício que causa doenças

O tabaco é a fonte primária para o cigarro, logo é também para o fumo, o vício e logo a morte. Porém essa história começou há muito tempo atrás. Povos indígenas da América acreditavam que o tabaco tinha poderes medicinais e usavam-no em cerimônias. Ele foi trazido para a Europa pelos espanhóis, no início do século XVI. Era mascado, ou então, aspirado sob a forma de rapé (depois de secar as suas folhas). Um médico francês, Jean Nicot (de onde deriva o nome da nicotina) usava-o como medicamento, para curar as enxaquecas da rainha Catarina de Médicis. Em 1585 o tabaco chegou a Inglaterra “graça” ao corsário Sir Francis Drake, e foi Sir Walter que começou o vício de se fumar a erva, ainda como cachimbo.
A preocupação com a saúde só começou a surgir no século XVII, verificando os males provocados à saúde. Várias nações fizeram campanha contra o tabaco antes, mas o que realmente interessa é o valor do impostos que esse produto trás. No Brasil a vinculação de propaganda do cigarro na mídia é proibida, mas isso feito apenas anos depois de imagem e marca terem sido vendidas com sucesso. Jovens hoje fumam não por verem propagandas, mas por seguir fumantes mais antigos, pelo “barato” que é fumar.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 16% da população brasileira é fumante. A OMS também estima que em países desenvolvidos, 26% das mortes masculinas e 9% das mortes femininas podem ser atribuídas ao tabagismo. Desta forma, o tabagismo é uma importante causa de morte prematura em todo o mundo. De acordo com a Organização Pan-americana da Saúde, o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por cancro (câncer no Brasil), 90% das mortes por cancro de pulmão, 25% das mortes coronarianas, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por derrame cerebral.
Ainda de acordo com a organização, não existem níveis seguros de consumo do tabaco. O método de avaliação de Fagerström é, hoje, utilizado por especialistas, para ajudar a definir a melhor estratégia para quem quer largar o cigarro. Este questionário é utilizado por médicos a fim de determinar se uma pessoa está seriamente viciada na nicotina.Esse ano o Governo brasileiro lançou a campanha para ajudar no seu combate, o dia 29 de agosto, é a partir deste ano o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Vício que se transforma em doença aos poucos, sem o usuário perceber. Fumar, todos sabem, faz mal a saúde, mas muitos não ligam, afinal, vão morrer de qualquer jeito mesmo, como alguns dizem. Quero ver na hora que realmente estiver perto de uma doença fatal se pensarão assim. O fumo é uma droga, assim como bebidas alcoólicas, maconha, entre outros. Consume quem quer, e sabe os efeitos que o traz.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O que acontece com os juízes no Brasileirão?


Quem nunca ouviu a famosa frase: “Errar é humano, persistir no erro, é burrice”. Pois bem, é isso que parece que nossos ‘treinadíssimos’ árbitros tem feito ultimamente, na verdade, sempre o fizeram. É muito fácil numerar pelo menos os piores erros no Brasil, e mais fácil ainda Mundial.

O brasileiro não lembra dos erros que lhe favoreceram, só os que o prejudicam. Ou vai dizer que alguém fala com revolta do lance da Copa de 2002? Onde Luizão foi derrubado alguns metros fora da área e o juiz deu dentro. Ainda expulsou o jogador turco e o Brasil conseguiu sua vitória na estréia por 2 a 1. Ainda falando de Brasil na Copa e da memória curta do brasileiro, nosso segundo título mundial(1962) foi graças a um passo a frente do fabuloso Nilton Santos contra a Espanha. A falta dentro da área, marcada fora, graças a esse pequeno passo. É claro que quem reclama do erro da arbitragem são aqueles que são prejudicados, isso é obvio.

Pra não falar só dos erros a favor do Brasil, cito pelo menos um que no prejudicou. Na partida entre Brasil e Suécia pelas oitavas de final da Copa de 78, o árbitro Clive Thomas quase matou os brasileiros de raiva, ao anulou um gol de cabeça de Zico no último minuto de jogo, após a cobrança de um escanteio, ele apitou o fim da partida antes da bola descer.

Claro que existiram outros milhões de erros famosos contra outras seleções e lances curiosos. Uma das falhas de arbitragem mais ridículas da história das Copas aconteceu em uma partida entre França e Kuwait, no mundial de 82. Os franceses venciam tranqüilamente quando marcaram o quarto gol, que foi anulado pelo juiz soviético Miroslav Stupar. Após um sheik árabe invadir o campo e falar algumas palavras para o árbitro ele voltou atrás. Outros erros famosos envolvem a Argentina. Um na Copa de 86 conhecido como “a mão de Deus”, gol marcado contra a Inglaterra nas quartas de final. Na final da Copa de 90 um que prejudicou os “Hermanos”. Além do penalty duvidoso marcado a favor dos Alemães, vencedores daquele ano. O juiz deixou de marcar dois penaltys a favor dos hermanos. Isso só prova que errar é humano.

Não falo sobra times por que envolve paixão e muitos “chorões”. É muito difícil provar que existe algo específico contra algum time, ou contra algum grupo. Os árbitros erram por que são ruins, estão mal preparados e não tem recursos, que já poderiam ter parar utilizar no jogo. O único caso comprovado foi do infeliz Edílson Pereira de Carvalho envolvido em esquema de manipulação de resultados de partidas do Campeonato Brasileiro em 2005. Eles erram e ponto. Como todos nós erramos alguma hora do dia. Só que não temos cem câmeras em volta de nós para acusar.

É preciso apenas profissionalizar a arbitragem e fazer investimentos no jogo para melhorar as marcações. Simples, agora vai pedir isso pra Fifa....

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Quem é mulambada agora?

A decisão de leiloar o complexo foi tomada pelo Juiz Erik Navarro Wolkart, da 6ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro. Ela foi publicada no Diário Oficial da União, em 3 de março deste ano. O Vasco não teria recolhido a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) de 1992 a 1999. O complexo de São Januário foi avaliado em R$ 41 milhões, valor suficiente para quitar a dívida que seria de R$ 31 milhões e quinhentos mil.




Isso que dá ter Eurico por perto.

domingo, 26 de agosto de 2007

A elite esperneia

Edição da Carta Capital dessa Semana.
Enquanto a Piauí não vem


Desde a separação de Ricardo Mansur, em 2003, Patríia Rollo leva uma vida mais modesta. Trocou a espaçosa casa no Morumbi por um apartamento pequeno, ainda que bem decorado, na região dos Jardins. Os lautos tempos de primeira-dama do império Mesbla e Mappin parecem coisas do passado. Patrícia, porém, como ela mesma diz, continua a fazer parte de um “clubinho”, um universo de brasileiros que mal chegam à casa do milhão de integrantes, usualmente denominados de elites.

A exemplo de vários dos seus pares, Patrícia está cansada. E não só do presidente Lula ou do caos aéreo. Está farta de ser apontada, ao lado dos amigos, como responsável pelas mazelas históricas do País. “Os menos privilegiados fantasiam a elite como uma vida perfeita”, afirma a socialite. Antes de continuar o raciocínio, manuseia o colar de pérolas. “O povo está acomodado. Não vou falar dos baianos. Será que devo falar? Até pelo clima, pelo calor, pela falta de cultura, é inerte. Tem gente que fica com o Bolsa Família e não trabalha mais”, analisa, para em seguida enumerar seus apoios a projetos sociais. Entre eles, a doação dos lucros do livro Boas Maneiras – Nunca é tarde para aprender ao projeto Escola do Futuro, que mantém 600 alunos carentes.

A reação de Patrícia é parte de um fenômeno que tem se manifestado de forma mais constante e do qual o movimento Cansei, encabeçado pela seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, o promoter João Dória Jr., cantores e celebridades, é a face mais pública e comportada. Nos cafés de 9 reais e coiffeurs, nas mesas dos restaurantes que servem Petrus nas suas cartas de vinho e nas butiques de grife das maiores cidades percebem-se os indícios de uma rebelião dos abastados, pautados pelo noticiário renitente e monocórdio acerca da “corrupção nunca antes vista” e menos afeitos a admitir responsabilidade pelo enorme fosso social, pela captura do Estado por interesses privados e pelas limitações da cidadania que, no fim das contas, afeta a todos.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

GP Brasil

Bom, agora tenho vida agita. Estou estagiando e o tempo tem ficado curto. Principalmente no fim de semana do Grande Prêmio Brasil de Turfe.
Quem não sabe o que é Turfe, quer dizer, corrida de cavalo.

Vou deixar uma matéria que fiz aqui nesses primeiros dias



Domingo em família.

Domingo de céu azul e temperatura agradável. Para qualquer carioca, dia de ir para praia ou jogar um futebol, certo? Pelo menos nesse domingo não, 19 de Agosto era a data do mais importante prêmio do turfe brasileiro, o Grande Prêmio do Brasil.
Cercado por um grande glamour, não faltou pessoas bem vestidas e importantes. Porém não faltou o “marinheiro de primeira viagem”. Aquelas pessoas que nunca viram uma corrida de cavalos e foram atraídas ao Jockey Club Brasileiro por conta do GP Brasil.
Alguns vieram a convite de pessoas que já acompanhavam o turfe de perto há algum tempo, um exemplo disso foi o torneiro mecânico Fabio Ribeiro. Convidado pelo tio de sua mulher, Fabio veio experimentar a sensação da corrida e é claro da aposta. Trouxe consigo a família toda, que não ficava um minuto longe da pista. Tendo suas primeiras lições perto da cerca, a expectativa para a prova principal era enorme, por isso veio analisar antes alguns páreos para aprender e quem sabe fazer uma aposta bem sucedida.
Um casal de Minas Gerais também prestigiou a festa. Pedro, que é fotógrafo, e Joana, arquiteta, moram no Rio de Janeiro, mas nunca tinham vindo ao hipódromo. Leram que domingo seria realizado o GP Brasil e resolveram vir conhecer. Além do encanto pela festa, os dois pediam explicações para tentar entender um pouco mais da arte de apostar.
Não era só do lado do “povão” que existiam novatos. Nas sociais, um grupo de amigas estreava no evento. Graças a estudante Michele Abreu, suas amigas Tatiana e Débora vieram ver de perto como é um Grande Prêmio. Michele também não entendia muito de corridas, mas já tinha vindo antes com a mãe, que é professora na escola primária dentro do próprio Jockey, aos dez anos de idade, hoje voltava com 19 anos. As amigas estavam mais interessadas nas apostas do que no glamour da festa.
Enfim, o domingo foi de muita festa e aprendizado para esses novos fãs que o turfe conquistou no dia do Grande Prêmio Brasil.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Ih, to na Piauí

Depois de tanto puxar o saco da Piauí resolvi participar do "Concurso Literário".
E eles colocaram no site, que já é algo, agora o objetivo é sair na revista.
O meu conto é esse:




Caso queiram ver os outros no site é só clicar aqui

Uma Noite Inesquecível

Acordei meio atordoado, sonolento, não lembrava muito bem o que tinha se passado nas últimas horas da noite anterior. Virei para o lado e não vi nada, apenas uma janela, virei para o outro e avistei uma garota lindíssima, sentada na poltrona, nua, segurando um cigarro e falando no seu celular, extremamente empolgada e dando gargalhadas altíssimas sem parar.

Naquele exato momento era praticamente impossível compreender qualquer parte daquela conversa, afinal ela falava rápido demais e com intervalos de risos intermináveis, e eu estava parecendo mais com um bêbado no dia seguinte, porém consegui ouvi-la dizer algo parecido com: “Foi maravilhoso, pudemos passar a noite toda juntos, dormimos abraçadinhos e os pêlos do tornozelo dele grudaram na colcha de chenile, parecíamos um só, ficamos entrelaçados a noite inteira, até agora pouco.”

Não estava fazendo idéia do que ela tinha acabado de falar, mas pelo menos estava gostando, afinal, pelo que tudo indicava, eu fui muito bom e ela tinha gostado muito, o problema era que infelizmente não conseguia lembrar de nada.

Fiquei deitado imóvel por algum tempo, Depois de alguns minutos, algumas coisas começaram a fazer sentido, eu estava em casa, e aquela garota ao telefone era minha namorada, só não fazia idéia do motivo de não conseguir lembrar de nada, e pior, não conseguia lembrar de nenhum detalhe da noite maravilhosa, que minha namorada contava a alguma amiga pelo celular.

Comecei a me mexer na cama, e ela percebeu que eu estava acordando. Ela sussurrou algo como: “Amiga, tenho que desligar, o efeito do remédio do Marcos passou, depois te conto mais de ontem, e de como o Ricardo é realmente um homem com H maiúsculo, beijos.”

Pulei da cama e lhe taquei a mão na cara até sangrar. Mentira não tinha coragem. Conversamos, pedi sexo de reconciliação, transamos loucamente, gozei pelo menos umas três vezes. Terminado o prazer, peguei as roupas dela e joguei pela avenida, a empurrei pra fora do apartamento e tranquei a porta. Só a ouvi batendo na porta e uns malucos tirando sarro com ela perguntando sobre quanto cobrava. Nunca mais a vi, também nunca mais virei corno.



quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Golpe Ao Vivo

Hoje na Capa do Jornal O Globo fotos do flagra de bandidos aplicando um golpe na Barra
Os Homens vestidos de Policiais eram na verdade bandidos. O golpe foi flagrado pela equipe do jornal "Estado de São Paulo". Os policiais disfarçados simularam uma prisão por lavagem de dinheiro, pretendiam sequestrar o empresário, mas perceberam que estavam sendo observados e deixaram o empresário ali mesmo.
Nem com as cameras os bandidos tiveram qualquer tipo de inibição, eles fugiram com o carro do empresário, logo após o carro foi encontrado um quarteirão adiante, sem nada.

Parece novela, mas não. É F....

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Depois da postagem centenária

A revista Piauí é frequentemente fonte de posts do blog.

Mas nunca tinha colocado um cartoon
Esse é muito bom, se quiser ver mais é só ir no site

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Esquerda? Direita?

Sem pesquisar muito, respondendo de bate - pronto, ser de esquerda é o famoso, do contra. Claro que foi respondido assim, sem nenhuma leitura ou qualquer outro aprofundamento, parece apenas uma resposta vazia. Afinal de contas ser de esquerda pode ter muitos significados.

A primeira idéia de esquerda e direita foi criada originariamente, como apenas lugares de cadeiras na Assembléia Nacional Francesa. Os mais radicais contra o Estado de coisas acabaram ficando como "esquerda", e o oposto valia também para a "direita". Anos depois a topografia ideológica de esquerda e direita foi transportada para as correntes socialistas ''esquerdas'' e conservadoras ''direitas'', ou seja, a direita, conservadores capitalistas e esquerda revolucionistas socialistas.

Pros dias de hoje é difícil utilizar uma das duas especificações. Cresci sempre ouvindo que a direita era a burguesia que estava no poder e coisas parecidas, e que o Lula era o da esquerda, que tinha idéias revolucionárias e que mudariam o país, ou seja, ele era um “porco socialista que ia afundar o país” de acordo com os tais burgueses.

Não sou tão ligado a política quanto deveria, provavelmente por essa bagunça e pela impunidade soberana que vive em nosso país. Mas desde que Lula assumiu a presidência do Brasil, essa coisa de esquerda e direita perdeu o sentido, pelo menos para esse quem vos escreve.

Claro que se levarmos em conta o significado de esquerda, hoje esquerda é quem é contra o governo. Porém é difícil assimilar a idéia que hoje esquerda é a elite, afinal a esquerda política sempre passou a mensagem de revolução, do povo, para o povo, até mesmo por que hoje o PT se perdeu, nesse tempo de poder, em suas próprias idéias e hoje parece estar mais perto da elite do que do seu povo. Acaba ficando difícil encontrar uma esquerda. Não tentem me convencer que o PSDB hoje é esquerda, acredito mais que a política no Brasil hoje é tudo na base na troca de favores, e esses favores são cada vez mais inacreditáveis.

Outra forma conhecida de esquerda e direita é a religiosa, Jesus está à direita de Deus, e quem é que está a esquerda? A maldade, o que não presta. Vai saber. Idéias burguesas com certeza

domingo, 12 de agosto de 2007

Que preconceito é esse?

O Fantástico fez uma matéria sobre a polêmica que está dando o que falar. O caso do jogador Richarlyson. Para quem não sabe um dirigente palmeirense afirmou que o jogador era homossexual. O jogador é claro o processou, e o então juiz responsável não é que arquivou o processo. Pura ignorância.

Ontem a matéria do Fantástico dizia:


O meia Richarlyson, do São Paulo, tem sido vítima de preconceito até de torcedores do Tricolor. Nos últimos jogos da equipe no Morumbi, o jogador é o único que não tem seu nome gritado pelos membros da maior torcida uniformizada do clube. Antes do início dos jogos, a torcida canta os nomes dos jogadores, um a um. O nome de Richarlyson é ignorado.

Richarlyson deu entrevista exclusiva ao "Fantástico" do último domingo e encerrou a polêmica sobre sua sexualidade (assista ao vídeo acima).


Durante o jogo entre Tricolor e Atlético-PR, no último sábado, a reportagem do GLOBOESPORTE.COM constatou a omissão da toricda e conversou com alguns de seus membros. Dois deles disseram que os boatos sobre a sexualidade do jogador motivaram os torcedores a ignorá-lo na homenagem.

Na maior comunidade dedicada ao São Paulo no Orkut, esse ato da uniformizada é visto com indignação.


Até quando seremos uma sociedade ignorante?

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Hezbollah planeja comprar o Manchester

Parece que o título é uma brincadeira ou uma pegadinha numa lida rápida.
Porém se você continuar a ler verá que parece verdade.
Pelo menos foi o que divulgou a globoesporte.com
Segundo o site:

"O Manchester United pode mudar de dono em breve. Segundo o tablóide britânico "The Sun", o grupo radical iraniano Hezbollah planeja comprar o clube, atualmente de propriedade do americano Malcolm Glazer.

Ainda de acordo com o "The Sun", o Hezbollah, grupo notabilizado por apoiar o linha dura presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, planejaria inclusive trocar o nome do clube.

- Depois que comprarmos o Manchester United, vamos trocar seu nome para Khaybar - diz Mohammad Bagher Kharrazi, secretário-geral do Hezbollah, em declaração publicada pelo tablóide inglês.

Khaybar fica próximo à cidade sagrada muçulmana de Medina, e foi o local onde Maomé e seus seguidores derrotaram os judeus em 629 d.C.

Um porta-voz do Manchester United negou o interesse do Hezbollah em comprar o clube."

Não tratando apenas da notícia. Imagina os torcedores do Manchester United, vão começar a torcer pelo Khaybar? Vão ficar sem clube pra torcer? Isso é o que acontece quando um clube tem um dono, ele pode fazer o que quiser com ele, sem se preocupar com seus torcedores, isso acontece muito na NBA, times que mudam de cidade e de nome.

Outro ponto interessante é ver o pessoal torcer pelo Hezbollah.

Veremos

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Chegada

Montado em sua coluna de fumaça, tendo como cenário o azul equatorial da tarde maranhense, o VSB-30 V04 decolou da Base de Alcântara como um quilométrico ponto de exclamação. De repente, como num passe de mágica, havia qualquer coisa no ar além dos aviões de carreira. Nunca-na-história-deste-país, como naqueles dezenove minutos de subida vertical, o Barão de Itararé foi tão profético. Dias antes, o brigadeiro José Carlos Pereira, da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária, a famigerada Infraero, admitira: “a malha aérea brasileira foi para o espaço”. E a resposta veio de foguete, a 7,2 mil quilômetros por hora, sete vezes mais ligeira que o som: o espaço, pelo menos, continuava em boas mãos.

O VSB-30 – para os enfronhados, Veículo de Sondagem Booster série 30 – zarpou no dia dezenove de julho. Passavam catorze minutos do meio-dia no instante da largada. Devido a acertos de última hora nos reatores, ele saiu atrasado uma semana. Sofrera seis adiamentos por mau tempo. São coisas que acontecem com qualquer passageiro de ponte aérea. O importante é que, na decolagem, o foguete brasileiro foi agraciado com céu límpido, sem nuvens, anil. Literalmente, um céu de brigadeiro.

Fazia quarenta e uma horas e meia que o Airbus da TAM, no vôo JJ-3054, explodira ao lado do aeroporto de Congonhas. E quatro anos que, em Alcântara, a explosão de um artefato semelhante no solo matara 21 pessoas. Com o VSB-30, a Agência Espacial Brasileira retomava, numa operação batizada de Cumã II, a conquista da camada superior da atmosfera terrestre. O veículo custou 1,25 milhão de dólares, ou 45 vezes menos que o Aerolula. Tinha a missão de subir 285 quilômetros – metade da altitude alcançada pelo Jupiter C, um disparo que deu certo nos Estados Unidos, há meio século, e acabou soterrado na história pelo êxito do Sputnik soviético. Previa-se que a Cumã II pusesse uma cápsula em órbita por cerca de seis minutos e meio. E isso ela fez, com alguns segundos de diferença que só interessam aos cientistas e aos chatos. Imediatamente, a página oficial do projeto publicava na internet o veredito: “Lançamento com sucesso”.


Isso é um trecho da Matéria de MARCOS SÁ CORRÊA na Revista Piauí 11
Vá no site da Piauí e leia o resto, não perca também outras matérias e a despedida. Chegando no site você saberá.

sábado, 4 de agosto de 2007

Censura?



O Extra publicou o que já ficou famoso no site You Tube.
O vídeo do ovo podre já foi assistido por muitos e claro causou polêmica:

Jornal Extra é vetado na TV Globo

Marcelo Tavela

Um ovo podre acertou em cheio as Organizações Globo. O diário Extra, editado pelo Infoglobo, trouxe na quinta-feira (02/08) reportagem de primeira página sobre um vídeo com grupo de personalidades cariocas que gostam de atirar ovos nos passantes. Entre os que dão depoimento está Boninho, diretor do Big Brother Brasil, reality show da TV Globo. Após a publicação, os profissionais do Extra foram vetados na Globo.

Além de não ter mais acesso ao site de imprensa da TV, os repórteres não puderam entrar no Projac nem acompanhar gravações externas. Quem tentava falar com a assessoria só recebia negativas. A Central Globo de Comunicação (CGCom) já vetou outros veículos após reportagens, mas essa é possivelmente a primera vez que jornal das próprias Organizações Globo é censurado. “O que esperar de uma emissora formada nos tempos da ditadura?”, questionou um profissional.

O que diz a Globo
Segundo a CGCom, o Extra fez o pedido de entrevista com Boninho. O diretor falou, mas sua versão para a história “não foi acolhida”. “Sempre que acontece esse tipo de omissão, a gente suspende o envio de material para avaliar se está havendo algum problema no processo. O fluxo já foi restabelecido”, diz a nota da emissora.

O diretor do Extra, Bruno Thys, informa que não chegou a existir um veto. "Temos uma ótima relação com a TV Globo", disse.

O vídeo “Ovos 2”, encontrado no You Tube, mostra os socialites Narcisa Tamborindeguy e Bruno Chateaubriand, além de Boninho, falando de ovos atirados e dando receitas de como deixá-los podres. “Já acertei muita vagabunda em São Paulo”, diz o diretor. Todos sabiam que estavam sendo filmados. O filme – e o original, “Ovos”, que tem Leonel Brizola Neto como protagonista – pode ser assistido no site.

Fonte Comunique-se

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Senna é Rei

Texto publicado anteriormente no site Jornal de Debates, sobre o tema:
Massa, novo Senna ou um outro Rubinho?

Fim de semana tem outra corrida, então nada melhor


Não deveria nem começar a responder a esta tentativa de comparação esdrúxula. É impressionante a vontade que as pessoas têm de procurar algo para comparar. O homem por sua essência já nasce falando: "O meu é maior que o seu". E isso cresce após seu desenvolvimento, ou falta de.

A necessidade de comparação é incrível, Pelé e Maradona, a Seleção de 70 e a atual, Senna e Schumacher e agora essa vontade de comparar o novo piloto Felipe Massa com um gênio como Senna, ou um pau-mandado do Rubinho.

Melhor do que palavras para responder isso, são os números. Afinal de contas as palavras vão ficar apenas no achamento.

Pra acabar com qualquer tese, basta pegar os números - impressionantes, diga-se da passagem - do nosso Ayrton Senna. Em 162 GPs disputados, o gênio venceu 1/4 deles, ou seja 41 vitórias. Destes mesmos número de GPs, Senna chegou no pódio na metade desses GPs, 80 pódios. Sendo campeão 3 vezes, disputando com grandes nomes do automobilismo como Piquet, Prost, Mansel, entre outros.

Se for comparar o pobre Rubens Barrichello com o Senna a graça é nula, posto que ele não passou de miseras 9 vitórias, em praticamente 14 anos de carreira na Formula 1, tudo bem que ele deu uma pro Shumi, mas mesmo assim.
Nem precisa falar que não ganhou mundial nenhum.

Agora sobre o nome que surge para a comparação - Felipe Massa - os números parecem melhores do que o "Pé de Chinelo", porém não chega nem as unhas do de Senna.
Massa completará 80 GPs nesse fim de semana, na Inglaterra, metade dos de Senna, porém nosso garoto não passou de míseros 12 pódios, um pouco mais de 1/8. As vitórias então, menores ainda, apenas 4.

Ou seja, é praticamente impossível, ou improvável que Massa iguale os números do primeiro e único Ayrton Senna da Silva. O melhor e único.

Felipe Massa não esta nem para um outro Rubinho e tão pouco para outro Senna, está mesmo é pra Massa.