Faça um blogueiro feliz, comente!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Eleições


Ixi, as aranhas já estavam tomando conta disso aqui. Acho que é hora de voltar a postar. E olha que tinha muita coisa para falar. Mas para não fazer algo enorme, é melhor falar sobre algo que seja atual.

Sábado a Datafolha e o Ibope divulgaram mais uma pesquisa sobre a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Como jornalista a faculdade oferece uma cadeira sobre Métodos e Técnicas de Pesquisa, que por sinal eu reprovei e odiava. Não entendo e não confio nas pesquisas, mas algo me chamou a atenção. E não foi só a minha é claro.

A diferença entre os números entre uma pesquisa e outra é o que chamou a atenção de todos. Então é melhor mostrá-los antes. No Ibope Paes atingiu 29% das intenções de voto; Crivella, 24%; Gabeira, 10% e Jandira, 9%; No Datafolha , os números foram: Paes, 29%; Crivella, 18%; Gabeira, 15%, e Jandira, 13%.

Na pesquisa do Ibope é quase certo o segundo turno entre Eduardo Paes e Marcelo Crivella. Enquanto na pesquisa do Datafolha só Paes tem lugar garantido no segundo turno. O que fez com que Gabeira (candidato que eu gosto, é verdade), contestasse essa pesquisa, a do Ibope.

Gabeira detalhou uma denúncia que faz desde o início da campanha. Disse que o Ibope usa sua sede em Salvador como fachada para receber pagamentos do PMDB, que encomendou pesquisas no estado do Rio. Em troca, segundo Gabeira, o Ibope usa as margens de erro para manipular seu desempenho, estimulando um cenário de segundo turno entre Crivella e Eduardo Paes.

Sei que acusar é muito fácil, que tudo deve se provar. Mas para mim, isso faz sentido. Desde a primeira vez que Crivella tentou ser prefeito ou governador, não lembro ao certo, as pessoas tem um certo “medo” de que o “amigo do bispo” vença, e aconteça algo parecido como o casal Garotinho e Rosinha.

Até no último final de semana, conversando com amigos, ouvi algo como: “Vou ter que votar no Paes se não o Crivella pode vencer”. Ou seja, não vota na pessoa que ela acha melhor para ser prefeito, mas sim em alguém que possa derrotar o Crivella.

Segundo a pesquisa Datafolha, esse “risco” pode nem ocorrer. Gabeira vem crescendo a cada nova pesquisa e pode ir ao segundo turno, o que deixaria muitas pessoas felizes, até mesmo por defender os mesmos ideais do candidato a prefeitura e por respeitar a história que ele tem.

Espero que no fim possa ter um prefeito que escolhi. Isso seria ótimo!

Agora hora de falar mal:

Eduardo Paes – Às vezes vejo o seu programa no horário obrigatório. Não é a mesma coisa que Sergio Cabral vazia? Andar de van pela cidade falando com uma “terceira” pessoa??? Parece filho do Gabral.

Outra coisa que me irrita no candidato do PMDB é o que a Jandira vive falando. Ele troca de partido como quem troca de camisa. Falou um monte do Lula, agora é filinho dele também??? E pior, em matéria na Piauí Eduardo Paes foi para o escritório de Eurico Mirando como se fossem irmãoes. Algo cheira podre nisso. A política fede.

Nenhum comentário: