Faça um blogueiro feliz, comente!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Janela Temida


Como o técnico do São Paulo, Murici Ramalho disse no inicio da campeonato brasileiro. “Existem dois campeonatos, o antes e o depois da janela de transferência”. E realmente parece que o técnico bicampeão brasileiro, com o São Paulo, está certo.
O Flamengo começou o Brasileirão voando, tendo um aproveitamento assustador e que parecia que conseguiria enfim sair da fila, de mais de 20 anos. Porém foi só a temida janela de transferência abrir que o time despencou com a perda de seus principais jogadores. Depois que Marcinho, então artilheiro do campeonato, Renato Augusto e Souza deixaram a Gávea, o time além de perder a liderança, saiu do grupo dos quatro times que tem vaga garantida para a Copa Libertadores de 2009.
O motivo para isso é simples, a perda das principais peças, além de jogos no meio e no final da semana. A janela de transferência européia já prejudicava muito os times brasileiros que sempre perdiam suas principais estrelas para times médios da Europa. Agora além de perder os jogadores para o velho continente, o Brasil perde também suas jóias para o Oriente Médio.
O problema financeiro dos clubes brasileiros é um velho conhecido, mas quando a janela de transferência abre fica cada vez mais evidente a impotência que nossos clubes tem em relação a qualquer outro mercado um pouco mais “endinheirado”. Com dificuldades de manter os jovens talentos os clubes acabam apelando em repatriar jogadores que não conseguiram o sucesso na Europa. Mesmo assim são casos difíceis e que depende muito da vontade do jogador.
Se o campeonato continuar desta forma os cartolas continuaram a sofrer e os torcedores também, por ver cada vez mais seus times desmanchados e seus sonhos de serem campeões do campeonato mais difícil do mundo irem por água abaixo depois de um mês. A Confederação Brasileira de Futebol, CBF, precisa achar uma boa solução para que no futuro os times possam se programar e se planejar para que o futebol cresça.

Nenhum comentário: