Faça um blogueiro feliz, comente!

domingo, 5 de abril de 2009

Seja Bem Vindo


Quando estamos para receber uma visita o que fazemos? Arrumamos a casa, limpamos a e preparamos alguns petiscos e bebidas para a pessoa se sentir bem vinda. Pois bem é isso que o filme “The Visitor” (título original) faz com o telespectador.
No filme, um infeliz professor universitário, Walter Vale (Richard Jenkins), recebe a tarefa de ir a Nova Yorke apresentar um artigo onde é coautor. Nem um pouco a fim de ir Walter, viúvo a pouco tempo, encontra ao chegar em seu apartamento na cidade um casal que enganado alugou o apartamento. Por piedade, e solidão, o professor oferece moradia provisória ao casal, até que encontrem um novo lar. Enquanto isso Walter faz amizade com Tarek, um músico africano vindo da Síria, que ensina o professor a tocar tambor. Até então Walter tinha aulas de piano, sem ter sucesso. Com o artista por perto a vida do infeliz viúvo começa a se transformar.
E muda mais ainda. Escrito e dirigido por Thomas MacCarthy, The Visitor aborda um tema quase esgotado depois do ataque terrorista de 11 de setembro; a implicância do governo federal com imigrantes, ditos, suspeitos. Contudo, a diferença do filme de MacCarthy (direotr) encontra-se na reflexão sobre a diversidade cultural e a influência dos imigrantes para a cultura americana. Com uma direção impecável e um roteiro original excelentes, a obra transgride entre um estilo cru e incômodo para uma descontração suave, sem apelar ao drama desmedido, típico do gênero.
Richard Jenkins,foi indicado ao Oscar de Melhor Ator, pelo papel principal no filme. Muitos dizem que ele merecia levar a estatueta pelo excelente trabalho que faz, o melhor trabalho de sua carreira, dando vida a um profissional consumido pela rotina de trabalho, apaixonado por música, mas que não consegue ser feliz pela burocracia do estilo de vida que escolheu.
Se você tiver procurando um bom filme para assistir, O Visitante, como está nos cinemas brasileiros é um dos que merecem sua atenção.

3 comentários:

Mônadas de Leibniz disse...

parece ser um bom filme

Filipe Cerolim disse...

E é, vale muito a pena

Da Facha disse...

Outro blog da Facha na praça.

www.riopolitica.blogspot.com

Faz uma visita lá!