Faça um blogueiro feliz, comente!

quarta-feira, 7 de março de 2007

A magia do Big Brother

O nome Big Brother vem originalmente do livro de George Orwell chamado 1984, poucas pessoas sabem disso. Big Brother (ou Grande Irmão) é, o governo do mundo ocidental em um futuro fictício. Representado pela figura de um homem que, no fundo, não existe, vigia toda a população através das chamadas "teletelas", governando de forma despótica, e manipulando a forma de pensar dos habitantes.
Criado origalmente na Holanda em 1999 por John de Mol, o Big Brother é um reality Show onde pessoas comuns, como eu e você, vivem dentro de uma casa vigiadas 24 horas por dia por câmeras.
No Brasil o Big Brother teve sua primeira edição em 2001. Algumas mentes condenavam o programa, outras pessoas ou contrário o amavam.
Como no livro de Orwell o programa também parece manipular a história, mostrando ao público somente o que interessa ao "Grande Irmão' (nada comprovado), ou seja, o programa é editado de acordo com a vontade da televisão, do canal. Além de se ter dúvida sobre as tais fitas que selecionam os participantes do programa.
Em algumas edições o BBB diponibilizou a participação do "povo" no programa. Não deu outra, dos 3 programas que tiveram essa prática 2 foram vencidos por participantes do povão.
Mesmo sendo criticado por muitos o Big Brother no Brasil chegou a sua sétima edição com o mesmo fôlego da primeira.
Bom ou não o programa consegue atrair no público uma curiosidade sobrenatural. Dificilmente encontra-se alguém que não saiba nada a respeito do programa. Até os ditos cultos e intelectuais sabem, exemplo um professor que conheço.
O BBB é definitivamente uma febre. É até mesmo um grande motivo para estudos. Por que a sociedade tem tanto interesse em "fofocar"?
E isso não fica só no programa BBB, o site de relacionamento, fulgo orkut, é uma central de fofocas e "fuxicadas" mutuas.
A curiosidade sobre os participantes ultrapassa o programa exibido na TV aberta. É possível comprar um pacote para ver a famosa casa 24 horas por dia, ou acompanhar pela internet.
Que me desculpe quem o faz, mas é impossível que não se tenha nada melhor para fazer.
Como diz uma emissora de TV.
Desligue a televisão e vá ler um LIVRO. Tenho certeza que será bem mais produtivo.

Fonte de Consulta: Winkipedia

Nenhum comentário: