Faça um blogueiro feliz, comente!

sábado, 26 de julho de 2008

O que pensa o escritor - Economia

Odeio Burocracia
Quando você vai tirar sua carteira de identidade, o que você deve fazer? Se for a primeira via só ir ao IFP (Instituto Felix Pachecou), ou no DETRAN. Espera alguns dias, marca a visita, espera um pouco na fila, mesmo com hora marcada e pronto. Dentro de uma ou três semanas a identidade fica pronta. Um procedimento tão normal começa a irritar quando se junta a vários outros. Por exemplo, tirar a carteira de motorista. Dentro da lei, é claro. O processo é um tanto quanto insuportável. Alguns meses, testes, pagamentos de taxas e mais taxas.
A burocracia é a pior coisa do sistema administrativo, tanto governamental quanto no setor privado. No último dia fiquei irritadíssimo com o banco. Nos tempos modernos podemos ver através da internet nossa conta, investimentos e outras coisas mais. É necessário apenas uma senha. Porém com o tempo moderno, criou-se o ladrão moderno, que tenta de todos os jeitos descobrir suas senhas e invadir seu computador. Então os bancos resolveram criar chaves de segurança que mudam conforme o seu acesso.
Pois bem, nesse período em que os Correios resolveram fazer a greve, que não vou discutir, o tal banco resolveu mandar outra chave de segurança, que ainda não sei o porquê. A chave até hoje não chegou. Agora além de não poder entrar no site do meu banco, também não consigo fazer saques. Isso já é irritante o suficiente para tirar qualquer um do sério. Agora o pior, tenho que ir a minha agência para poder criar um outra senha e ainda pedir o cartão que não chegou. Perco tempo e dinheiro. Por este motivo o título desta coluna. EU ODEIO BUROCRACIA.
Posto isso resolvi fazer uma pesquisa sobre burocracia no Brasil. Em uma matéria no O Globo se diz: “O Brasil é o país onde a burocracia mais prejudica a realização de negócios. A constatação é de uma pesquisa em Londres, pelo International Business Report (IBR) da Grant Thornton International (IBR), uma das mais tradicionais organizações de auditoria e consultoria do mundo, com mais de 22 mil profissionais e 521 escritórios em 113 países. O levantamento apurou que, pelo quinto ano consecutivo, os trâmites burocráticos e a regulação são os aspectos mais frustrantes enfrentados por empreendedores em todo o mundo”.
Ainda na pesquisa, encontrei outra matéria no site da BBC Brasil onde mostra que a burocracia no Brasil atrapalha o crescimento anual do PIB (Produto Interno Bruto). Segundo a matéria, “As estatísticas apresentadas mostram que, em média, são necessários 6 procedimentos, 8% do rendimento per capita e 27 dias para começar um negócio em um país rico. No Brasil, são necessários 17 procedimentos, 11,7% do rendimento per capita e 152 dias. Essa é a segunda pior performance em comparação aos países da América Latina, atrás apenas do Haiti”.
Acho que na sou o único a odiar a burocracia, mesmo que em meu caso seja algo pequeno.

Nenhum comentário: