Faça um blogueiro feliz, comente!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ignorância Humana


Sei que sou uma pessoa jovem e por isso alguns podem achar o que falo é besteira ou simplesmente não sei o que falo. Contudo não me importo muito com isso. Escrevo para expor o que acho e penso, se alguém concorda ou discorda é irrelevante, o importante é se expressar, trocar ideias.

Quando a Segunda Guerra Mundial terminou nem minha mãe era nascida. Mas nem por isso não sou um ignorante e não sei o que aconteceu. Naquele tempo a maior parte do mundo (os racionais), ficou chocada e perplexa com o que Adolf Hitler propunha e ainda com o que ele fez. A morte de seis milhões de judeus fazendo com que sua cultura e sua sociedade fossem mutilados, fez com que alguns por muito tempo tivessem pena e certo carisma por eles. Claro que o preconceito religioso continuou a existir, mas o que os alemães fizeram com os judeus nunca foi esquecido, e tão pouco será.

Em 14 de maio de 1948, Ben Gurion assina a proclamação que cria o Estado de Israel. E com isso cria um dos maiores conflitos já existente no Oriente Médio. Diversas guerras foram travadas entre Israel e os outros países da mesma região, como a Guerra dos Seis Dias.

Porém no final de 2008 Israel tomou a atitude que hoje revolta milhões ao redor do mundo. Israel, um país rico e com forte exercito, ataca de forma esmagadora a Faixa de Gaza, território Palestino, expulsos de onde agora é o Iraque. O ataque esmagador de Israel sobre a Faixa de Gaza nem pode ser chamado de uma Guerra. Afinal em um conflito bélico existem armas e exércitos dos dois lados. Nessa apenas Israel ataca e o Hamas responde com misses, é verdade, mas sem comparação ao tamanho do estrago.

Para piorar a situação Israel vem acertando alvos civis e deixando ainda mais o mundo revoltado. Escolas, sedes da ONU e de jornalistas. Isso tudo além de criar uma imagem totalmente negativa no resto do mundo, semeia um ódio que provavelmente será eterno. Mas é claro que não estou nem em Israel, nem na Faixa de Gaza, portando não sei como é realmente as coisas. Guerra nunca é bom, ainda mais quando um país é mil vezes mais avançado do que o outro, nos sentidos, sociais, econômicos, militares e tecnológicos. A guerra de informação voltou, como nos tempos da guerra-fria, e voltar no tempo não pode ser uma coisa boa. A única coisa que tenho certeza é de que, como diz o ditado, violência gera violência.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao texto de "Ignorancia Humana".

Anônimo disse...

parabéns pelo texto