Faça um blogueiro feliz, comente!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Balão Burro




Na última terça-feira o (ótimo) programa 'Profissão Repórter' mostrou situações depois de um ano da "Lei Seca". E mostrou muito bem o que aconteceu com a lei que virou assunto em todo bar.

Alguns acreditam que ela ajudou e reduziu o número de acidentes, como mostra alguns números. Mas também mostra que em alguns lugares beber e dirigir andam de mãos dadas, como por exemplo em Campo Grande, onde segundo a reportagem é o lugar que mais acontece acidentes de trânsito.

É sempre difícil tentar generalizar, pois algumas pessoas tem a capacidade, e a consciência de que se beber muito é impossível beber, mas também é possível beber e chegar em casa sem que nada aconteça. Não é uma regra. Bebeu, dirigiu, morreu! Mas que a bebida é um dos fatores que faz com que acidentes com automóveis aconteça mais frequentemente, isso é...

Na mesma terça-feira, estava voltando para casa depois de trabalhar o dia inteiro. A polícia estava fazendo uma bliz, ou Operação Lei Seca! no aterro do Flamengo, sentido Copacabana, em frente ao Shopping. O transito era grande, não sei onde terminava, mas ao passar pela embaixada da Argentina uns cinco carros faziam uma bandalha, ou seja, saiam do aterro pelo canteiro e entravam na Praia de Botafogo, sentido centro, fugindo assim da Lei Seca.

Na reportagem de terça-feira as imagens mostraram. Os policiais ficaram na saída da Lapa perto da Praça Paris. O que o pessoal que bebeu fez? Pegou a rua que vai pela Glória, se livrando assim da fiscalização. Não sei por qual motivo os policiais colocam aquele balão enorme na rua quando fazem a bliz. Será que é para avisar aos bêbados que não estão vendo?

Acho que a Lei Seca é uma boa coisa para tentar diminuir e conscientizar as pessoas que beber e dirigir não dá certo, mas pelo amor de Deus, isso tem que ser feito de maneira organizada e planejada. Qualquer bêbado consegue fugir da blitz se necessário for. Atráves de um caminho alternativo, ou bandalha, ou simplesmente estacionando o carro. Ai que se cuide as outras pessoas.....

Nenhum comentário: