Faça um blogueiro feliz, comente!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

O que pensa o escritor - Esportes

Tenho pouco tempo de campeonato brasileiro. Mesmo que o próprio campeonato brasileiro tenha um pouco mais de 35 anos. Porém não acompanhei todos os campeonatos desde o dia que nasci. Lembro-me vagamente do título do Flamengo em 92, de ver na TV a tragédia no Maracanã, onde torcedores caíram da arquibancada.

Mas a intenção aqui não é de lembrar de coisas ruins. Queria comentar sobre esse campeonato brasileiro. Um dos mais equilibrados que já vi. Claro que o nível técnico não é o melhor de todos os tempos, mas em tempos em que nem a seleção brasileira é unanimidade, a disputa acirrada deste campeonato mostra que o futebol brasileiro é um dos melhores do mundo.

Isso porque os campeonatos que todos vêem na televisão os times que disputam o título são sempre os mesmos. Na Espanha: Real Madrid e Barcelona às vezes aparecem um ou outro time, como Valencia, Real Sociedad entre outros. Na Itália: Milan, Roma, Inter de Milão e Juventus e muito raramente outro. Assim também acontece com os outros países europeus. Atualmente no campeonato brasileiro acredito que 5 times brigam pelo título. Depois de um inicio esmagador, onde não se manteve, o Flamengo ainda é um dos candidatos ao título, porém poderia ser o único se não tivesse perdidos seus melhores jogadores para times com maior condição financeira, mesmo que o futebol seja ridículo. Palmeiras e Cruzeiro são dois times muito bons, mas dentro de casa, fora de seu estádio as equipes não tem se destacado. Assim como o São Paulo que mesmo com um inicio ruim começa a encostar nos líderes e promete brigar pelo título. O atual líder Grêmio é uma questão estranha. Eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético –GO e eliminado nas quartas-de-final do campeonato gaúcho pelo Juventude, o técnico Celso Roth chegou a estar praticamente fora do comando do time. Hoje, depois de um bom trabalho é líder do campeonato. Porém não parece que vai se manter assim até o final, até porque o time não é o melhor do país, busca isso com reforsos, mas ainda tem tempo e o campeonato promete ser muito emocionante até dezembro. E assim espero.

Nesse fim de semana o Rio de Janeiro foi palco para a Liga Mundial de Vôlei. Como é de costume todos esperavam que o Brasil conquistasse mais um título, seu oitavo, e sendo assim empatando com a Itália, soberana na década de 90. Porém não foi assim que terminou e todos ficaram se perguntando o que aconteceu com a equipe. Gosto muito de vôlei, joguei no colégio, era levantador e adorava fazer jogadas diferentes, mas como não sou tão alto e não estava em nenhum clube não tive intenção de continuar.

Sobre o resultado. O Brasil ficou fora do pódio pela primeira vez desde o inicio da era Bernardinho. Eu não sou especialista em vôlei e nem posso dizer o que aconteceu para perder. Mas acredito que todos um dia não jogam o seu melhor, ou a equipe adversári joga muito mais. Isso que aconteceu no sábado. O time dos Estados Unidos jogou muito melhor que o Brasil e mereceu vencer, porém no domingo foi o Brasil que perdeu o jogo. Não jogou nada parecido com o que joga normalmente e perdeu mais uma partida. Agora fica essa onda de que é uma lição para Pequim... E se não ganhar em Pequim, será uma tragédia? O esporte assim, uns dias se ganha, outros se perde.

2 comentários:

Anônimo disse...

I'm thankful with your blog it is very useful to me.

Anônimo disse...

Ive read this topic for some blogs. But I think this is more informative.