Faça um blogueiro feliz, comente!

domingo, 15 de março de 2009

Muito Frio


Continuando os comentários sobre filmes que pude ver essa semana, o segundo na lista é “Frozen River”, que aqui no Brasil está como Rio Congelado.

O filme foi indicado este ano ao Oscar com o melhor roteiro original, mas não ganhou. Mas o filme ganhou o prêmio do Grande Júri de melhor drama americano do Festival de Sundance, um dos mais importantes do cinema. O filme é sobre duas mulheres que se aliam para introduzir imigrantes ilegais a partir da fronteira canadense. Uma das mulheres tem dois filhos e foi abandonada pelo marido viciado em jogo. A outra é uma mulher indígena (acho eu de origem canadense), que perdeu o marido e o filho para a sogra.

A história se desenrola com as duas mulheres. O filme não chega a ser uma obra de arte maravilho, mas conseguiu manter um bom ritmo e uma boa história. É um bom filme, mas confesso que não pagaria 20, 18, 16, ou qualquer que seja o preço do cinema para ver o filme. Vi por outros meios e não me arrependo.

A matéria que peguei no Folha On Line sobre o filme:

O longa, dirigido e escrito por Courtney Hunt, se baseia em um curta-metragem da produtora filmado em 2004 sob o mesmo nome.

A Sony Pictures Classics comprou o filme por cerca de US$ 1 milhão, segundo a imprensa americana.

Quentin Tarantino, membro do júri da atual edição, disse que a fita é uma "maravilhosa descrição da pobreza na América".

E realmente o filme retrata exatamente o que muitos estrangeiros fazem. Arriscam a vida para chegar aos Estados Unidos para tentar ter a chance de uma vida melhor. Muitos conseguem passar a fronteira, mas ficam preso a alguém e trabalham por anos tentando pagar dívidas.

Recomendo a todos que possam estar lendo. No cinema, em casa, é um bom drama.

Amanhã tentarei escrever sobre “The Visitor”, outro filme que concorreu ao Oscar 2009.

Nenhum comentário: