Faça um blogueiro feliz, comente!

sábado, 5 de maio de 2007

70 anos sem um jovem poeta

Ontem, dia 04 de maio, completou 70 anos da morte de um gênio boemio.
Noel Rosa morreu há 70 anos em Vila Isabel, em sua casa, de tuberculose.
Noel nasceu no dia 11 de Dezembro de 1910, em casa, no bairro de Vila Isabel.
Teve problemas no parto, o médico precisou usar fórceps e afundou o maxilar de Noel, que viria a ser um homem magro e fraco porque tinha dificuldades para mastigar. Ganhou o apelido de “Queixinho” na escola, o que nunca se tornou um trauma; pelo contrário, acabou se tornando um adulto irônico e debochado. Além do problema no queixo tinha a voz fanhosa, o que também não o impediu de cantar e ser o sambista de maior sucesso de sua época no Rio.
Com apenas 26 anos, Noel foi um dos gênios da música popular brasileira, deixando após sua morte mais de 100 músicas.
Sua primeira canção, uma das mais famosa, está nas rádios e boca do povo até hoje.

Pena a bebida levar mais um gênio.

"Com que roupa?"

Agora vou mudar minha conduta, eu vou pra luta pois eu quero me aprumar Vou tratar você com a força bru.....ta, pra poder me reabilitar Pois esta vida não está sopa e eu pergunto: com que roupa? Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou? Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou? Agora, eu não ando mais fagueiro, pois o dinheiro não é fácil de ganhar Mesmo eu sendo um cabra trapacei.....ro, não consigo ter nem pra gastar Eu já corri de vento em popa, mas agora com que roupa? Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou? Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou? Eu hoje estou pulando como sapo, pra ver se escapo desta praga de urubu Já estou coberto de farrapo, eu vou acabar ficando nu Meu paletó virou estopa e eu nem sei mais com que roupa Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou? Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?

Um comentário:

Edejas disse...

Gostaria que hoje tivessemos algum jovem de 26 anos capaz de escrever alguma letra inteligente e bem humorada como esta. Mas, que nada. O que se ouve são letras fazendo apologia ao crime e a violência.