Faça um blogueiro feliz, comente!

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Depois da onda, a maré?

Fiz um texto pro jornal da Faculdade "Jornal Laboratório".
Não saiu tudo pois o espaço era de uma página só.
Mas saiu, depois coloco aqui a página.
O texto é esse:


Vamos fazer uma pesquisa rápida. Quem já teve blog? Pelo menos 8 entre 10 tiveram, qualquer derivado também conta. Afinal é a liberdade de expressão que mais conta nesse meio de postagem.

Essa onda, moda, ou qualquer nome que queiram chamar, começou ainda no século passado. Mais exatamente em 1997 com Jorn Barger, autor de um dos primeiros FAQ (Frequently Asked Questions), foi o editor do blog original ‘robotwisdom’ e criou o termo “weblog”, definido como uma pagina da Web. Em pouco tempo a definição mudou, até chegar ao termo ‘blog’ definido pela pioneira no uso de blogs, Rebecca Blood.

No início, em 1999, poucos conheciam o que era o blog, mais ou menos 50 blogs foram registrados no primeiro ano. Para chegar à casa de milhão não demorou muito, em menos de um ano a estimativa era de que existiam milhares, e em três anos o numero chegava em milhões. Hoje em dia existem cerca de 50 milhões de blogs, de acordo com o estudo State of Blogosphere.

Atualmente blog não é assunto só para “amadores”, existem colunistas, de grandes jornais que possuem sua pagina na web. Entrando nos sites dos jornais O Globo, Folha de S.P, Lance e outros, é fácil encontrar seus colunistas com blogs próprios. O blog possibilita aos seus escritores um retorno através dos comentários de seus leitores.

Um dos primeiros a começar com essa “mídia alternativa” foi o jornalista Cid Benjamim com o seu blog. Seu primeiro post no dia 18 de novembro de 2005 falava - ainda com dúvida- sobre a freqüência de seus posts e do sucesso que mais tarde viria. O primeiro post do seu blog: “Este blog trará notícias, comentários e artigos sobre política nacional, mas não só sobre isso. Por enquanto ele será atualizado sempre às terças e sextas-feiras e, ocasionalmente, em outros dias. Num futuro próximo, quando eu já estiver familiarizado com o trabalho, o blog saorá da fase experimental e terá atualização diária.”

Os blogs hoje também estão entrando nas salas de aula. Alguns exemplos disso são dos professores da FACHA. Paulo Cezar, ou PC, mostra em seu blog aos alunos matérias e notícias que saem na Internet que interessam diretamente nas suas matérias. Curiosamente o primeiro blog do professor PC também começou com esse intuito, porém com o sucesso de acessos de pessoas que não eram alunos, veio à criação de um só voltado para eles e outro para todos os visitantes “estranhos”.

O professor de fotografia da FACHA, Marcio Riscado possui atualmente um blog sobre o que ele mais gosta, fotografias. Às vezes não tendo espaço para mostrá-las em sala de aula, nos jornais, ou por qualquer outro motivo, o blog é uma ótima opção. Tão ótima que o professor Tião Martins possui também dois blogs. O primeiro sobre a sua área de trabalho, a publicidade e propaganda, o segundo sobre um hobbie, talento, paixão, a poesia. Sendo impulsionado pelo sucesso do seu blog pessoal, o de poesia, Tião também resolveu levar o blog para a sala de aula, criando o blog de criatividade Sobre o blog ele falou a respeito. Para ele “daqui há uns 50 anos nos poderemos ver o período de hoje como um momento histórico, uma revolução do meio de comunicação”. Ainda a respeito do blog ele comenta que“é uma motivação para suas aulas, onde o aluno tímido tem a coragem através do blog de sugerir temas, comentar os comerciais e outras coisas”.

E os professores muitas vezes influenciam os alunos a procurarem sua liberdade de expressão. Alunos hoje fazem do blog sua prática jornalística, ou quem sabe um treino para a hora H.

Não são só alunos avulsos que criam seus blogs, Hoje o blog já é um meio de avaliação e pesquisa na faculdade. Exemplos disso são turmas de alguns professores da FACHA. O blog da turma de técnicas de comunicação é dedicado ao livro “On The Road”, que nesse ano faz 50 anos de publicado e o mesmo tempo que revolucionou uma geração, a geração beats. A turma de Documentação Gráfica possui logo três blogs divididos pelos alunos. O “Mídia Alternativa”, que trata do tema que dá nome ao blog, seus principais momentos e sua importância para a sociedade. O outro blog da turma mostra um pouco da história da Imprensa, desde Guttemberg a Bill Gates. E deixa a pergunta no ar “Qual o futuro do jornal?” E por último um blog dedicado exclusivamente ao escritor Gabriel Garcia Márquez, “Gabo” para os íntimos. O blog não serve só para posts sem compromisso, quem prova isso é a turma de Trabalho de Conclusão de Curso, TCC do Méier, o blog tem posts diários sobre noticias da extinta Tv Manchete. Todos esses blogs são feitos por alunos da FACHA.

Fora da sala de aula, e dos jornais o blog ainda consegue seu espaço na publicidade. Atualmente a “Nextel” tem vinculado a propaganda do “Blog do Pimentel”. Neste blog você pode tirar dúvidas, sugerir e claro reclamar. O blog é voltado para o produto, “Nextel”. Onde com grande criatividade o “Pimentel” cria ligações entre o dia a dia e a Nextel. Muito bem pensado, já que a idéia é sempre inovar. Fazendo grande sucesso na Internet, vale a pena conferir.

O blog é uma ferramenta hoje em dia muito útil para vários tipos de usuários e de diversas maneiras. Depois de uma onda, onde só cresceu o número, hoje os blogs continuam crescendo, aumentando seus adeptos. Possuindo hoje até um prêmio para eles, a Deutsche Welle premia a cada ano os melhores weblogs internacionais em onze categorias no evento The Bobs - Best of Blogs.

Nenhum comentário: