Faça um blogueiro feliz, comente!

domingo, 20 de abril de 2008

1968: O ano que nunca irá terminar


É praticamente impossível pensar que existe alguém que não saiba o que esses quatro números representaram. Tanto no âmbito nacional, quanto no internacional. O ano de 1968 entrou na história por concentrar em apenas 365 dias fatos que permaneceriam cravados pela eternidade. É claro que como estudante, não estava presente nesse período, mas é impossível não saber o que aconteceu.
Em uma época infestada de ditaduras e pela Guerra Fria o ano não poderia ter começado de maneira diferente. Em 5 de janeiro teve início a “Primavera de Praga”, dando o primeiro passo contra uma ditadura. A guerra que os americanos enfrentaram sua primeira derrota, também foi nesse ano. A Guerra do Vietnã começou em março, e já mostrou que a soberba americana iria ter respostas.
Em março um dos atos mais marcantes da ditadura no Brasil aconteceu, levando enfim a resposta da sociedade. A morte do estudante Edson Luis, no restaurante Calabouço, no centro do Rio de Janeiro, levou em junho do mesmo ano a Passeata dos Cem Mil, contra o ato do governo.
Duas mortes marcaram o mês de abril de maneiras distintas. No mesmo 4 de abril, um dos maiores comunicadores do Brasil, Assis Chateaubriand, dono da TV Tupi e do império dos Diários Associados, faleceu. Nos Estados Unidos, o líder afro-americano Marther Luther King foi assassinado levando revolta.
No mês seguinte o que alguns filósofos e historiadores afirmam ser o acontecimento revolucionário mais importante do século XX, na França se tem o “Maio de 1968”.
Muitos acontecimentos ainda ocorreram neste ano, que ficaram marcados para sempre. Mas para o Brasil 1968 representou o inicio de um fim. O Presidente Costa e Silva decretou o AI-5 - Ato Institucional número 5, dando início ao período mais fechado e violento da ditadura militar no Brasil. O ano terminou com medo do que seria o futuro do país, mas também foi o inicio da luta da sociedade inteligente do país a lutar contra o abuso da ditadura.
O ano de 1968 terminou apenas no calendário, porém ele estará sempre vivo, hoje e sempre, pois lembra a todos a força que o povo, unido, tem contra governos autoritários. O ano de 1968 nunca sairá da memória daqueles que lutaram pela liberdade, e de todos que acreditam na liberdade de expressão.

Um comentário:

Márcia de Souza disse...

Tudo que diz respeito a Ditadura no Brasil, me interessa e muito, por favor continue, pois gostei muito do que li!!!