Faça um blogueiro feliz, comente!

terça-feira, 3 de abril de 2007

Que mil?

Fico até com vergonha de escrever sobre os mil gols de alguém. Não tive a felicidade de ver Pelé jogar, também não vi outros muitos que são considerados gênios. E infelizmente quando vi alguns como, Zico e Maradona eles já estavam em fim de carreira, um por sua vida fora dos campos outro por ser caçado dentro dele.

Quando falam de Pelé falam mais por ele ter sido quem ele foi do que por ter marcado mil gols. Afinal de contas pelo que sei, Pelé aos 18 anos foi Campeão Mundial com o Brasil. E posteriormente ganhou mais 2 títulos, ganharia mais se não o tivessem “quebrado” na Copa de 66.

Pelé foi Rei? Pelé é Rei. Nunca na história futura existirá alguém que se compare a Pelé, afinal como muitos dizem, não é possível comparar épocas. Pelé jogou em uma época que não existia substituição, por grande parte não existia cartão amarelo, e os jogos eram abertos, visto pelos placares, sempre procuravam o gol.Pelé fez seu milésimo gol com bem menos de 40 anos. Imagine se Pelé jogasse até os 41 anos. Chegaria aos Dois mil gols fácil. Majestade do jeito que sempre foi.

Romário é sem dúvida um dos maiores craques da década de 90. É verdade que hoje ainda joga muito, afinal é gênio da pequena área, como sempre foi. Um dos maiores jogadores que já vi jogar. Felizmente jogou pra maior torcida do Brasil. E pra torcida sempre foi Rei.Porém os mil gols de Romário, caso marque realmente, tem um peso menor sem dúvida. São mil gols, mas não tem o mesmo peso dos do Pelé. Tudo bem que é raridade um jogar fazer mil gols. Só Pelé fez até hoje. Mas não é a mesma coisa.

Principalmente pela conta diferente. Fica a impressão que a idéia dos mil gols é fácil. Agora tem jogador contanto gol pra também chegar aos mil. Exemplo de Túlio, Carlinhos Bala, e outros. A mídia transformou o milésimo gol de Romário em uma festa. Ocupa quase todo o espaço para se falar disso. Tenho certeza que existe coisa mais importante para falar e comentar.

Mil gols para as criancinhas de novo? Desde a década de 70 até os dias de hoje, acho que pensaram mais nos gols do que nas criancinhas. É só olhar pros jornais.


Publiquei também no Jornal de Debates

Nenhum comentário: