Faça um blogueiro feliz, comente!

domingo, 1 de abril de 2007

Viva a mentira

Todo mundo mente às vezes. Ou pior, mente sempre.
Porém todo mundo tem a desculpa para poder mentir pelo menos uma vez no ano.
Dia 1º de Abril, conhecido mais como o dia da mentira.
Toda aquela vontade real que você tem de falar e não pode falar, você fala nesse dia.
Toda piada mongol e idiota que não tem graça normalmente, você faz nesse dia (continua não tendo graça, mas você faz).
Ou seja, o primeiro dia de abril se tornou o dia que é divertido mentir. Embora durante os outros dias do ano você minta, a pessoa não descobre e segue tudo bem. Ou pior, você mente e se F....
Mas alguém já se perguntou por que dia primeiro é o dia de mentira?

Existem várias histórias sobre isso. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.


Mentir é feio hein!!!

Um comentário:

Gui disse...

ahhhhhhhhhhhhh eu espero o ano td pra falar 'teu cadarço tá desamarrado'!!! 1o d abril é tradição na minha ksa!!!! e é beeemmm legal!

mas já q não é pra mentir: essa sua blusa abacate é tããão linda!
huauhauhahuahu
bjs