Faça um blogueiro feliz, comente!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

E nós que somos os palhaços

O Globo fez uma matéria muito boa sofre os institutos de pesquisa, que nestas eleições foram pivos de grandes discussões. E até acusações como a de Fernando Gabeira. Ibope e Datafolha erraram em três capitais.

No Rio, onde vivo e por isso acompanho mais de perto o Ibope divulgou em pesquisa realizada uma semana antes das eleições o seguinte prognostico:

Eduardo Paes 29%
Marcelo Cirvella 24%
Fernando Gabeira 10%

Já o Datafolha tinha outros números, em pesquisa divulgada no mesmo dia:

Eduardo Paes 29%
Marcelo Cirvella 19%
Fernando Gabeira 17%

Crivella divulgou em seu programa eleitoral: "Já estamos no segundo turno".

Deu no que deu....

Aqui você ler um pouco da matéria e ver o quadro detalhado, é só clicar.

"Os dois principais institutos de pesquisas do país, Ibope e Datafolha, não acertaram os resultados das urnas em algumas cidades.

Os casos mais notórios e distantes da média de 2 a 3 pontos percentuais de margem de erro ocorreram no Rio, em São Paulo e Belo Horizonte, segundo analístas políticos.

Para o cientista Marco Antonio Villa, as três capitais se tornaram um verdadeiro "Triangulo das Bermudas" na política nacional por causa das pesquisas. Ele avalia que os eleitores podem ter alterado suas opções porque receberam informações erradas, principalmente no Rio.


O caso mais grave foi registado no Rio. Quando o Datafolha já mostrava o crescimento de Fernando Gabeira (PV), o Ibope continuou informando o eleitor que a polarização se dava entre Eduardo Paes (PMDB) e Crivella (PRB), Gabeira chegou a acusar o Ipobe de estar a serviço do PMDB.

Já em São Paulo, os dois institutos colocaram Marta Suplicy (PT) na liderança, e as urnas deram a primeira colocação para o prefeito Gilberto Kassab (DEM). O Ibope chegou a confirmar a liderança de Marta em pesquisa de boca-de-urna

Em Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB) aparecia muito à frente de Leonardo Quintão (PMDB), nos dois institutos, mas, nas urnas, a diferença ficou em apenas 2 pontos percentuais".

Matéria extraída da página 18 do O Globo de segunda-feira dia 06

Nenhum comentário: