Faça um blogueiro feliz, comente!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Por que as pessoas gostam de nomes diferentes?


O nome é um vocábulo ou locução que tem a função de designar uma pessoa, um animal, uma coisa. Quando nascemos recebemos um nome que na maior parte das vezes carregamos por toda a vida. Nossos pais ao nos batizar escolhem de acordo com critérios decididos por eles: livros, artistas, significado, homenagem ou qualquer outro motivo que lhes agradem mais. Esses nomes podem agradar ou podem fazer com que o filho vire motivo de chacota e acabe mudando-o no futuro, ou até mesmo traga danos psicológicos.

Na última semana a Suprema Corte da Itália não permitiu que um casal batizasse seu filho como Venerdi, que em italiano significa “sexta-feira”. O motivo, alegado pela Corte, foi com base em uma lei italiana que proíbe os pais de dar nomes aos filhos considerados “ridículos ou constrangedores”, que poderia expor o menino a situações ridículas no futuro.

Já os Estados Unidos parecem lidar muito bem com a mudança de nomes, mesmo que seja “para pior”. Um motorista de ônibus da cidade de Chicago conseguiu mudar o nome de Steve Kreuscher para “In God We Trust”, que em português quer dizer “Em Deus Nós Confiamos”. O motorista, de 57 anos, mudou o nome para agradecer a ajuda de Deus em tempos difíceis.

Outro caso, também registrado nos Estados Unidos, mostra que o nome pode ajudar em uma causa. Uma jovem de 19 anos mudou o seu para “CutoutDissection.com”. A norte-americana, Jennifer Thornburg, teve essa idéia para protestar contra a dissecação de animais nas escolas americanas. O novo nome é o endereço do site que em português ficaria, “cortem as dissecações”, o qual a jovem busca apoio em sua manifestação.

Um estudo britânico, realizado pela Abbey Banking, mostra que os ingleses têm a crença de que a escolha certa do nome é crucial para que a criança tenha um futuro promissor. A pesquisa ainda afirma que um casal demora em média 45 horas para achar o nome ideal para seu filho e um entre três casais acredita que o nome certo pode dar confiança a esta criança.

No Brasil é comum ver pais batizarem seus filhos com nomes diferentes ou de pessoas famosas. Contudo os nomes mais comuns no nosso país continuam os mesmos. No site Certifixe, que presta serviços e ajuda o usuário a obter documentos como, Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, tem um ranking com os nomes mais utilizados no país através de uma pesquisa, que qualquer usuário pode realizar. No ano de 2008 o site registrou 12.808 nomes em cartórios associados e, deste total, o nome que os casais mais usam é Maria. Em segundo lugar aparece Ana, com 560 registros, cem a menos que Maria. O mais utilizado para meninos é João, seguido por Gabriel, Pedro, Lucas e Matheus. A popularidade desses nomes tem uma explicação lógida. O Brasil é um país católico e por conta disso tem a crença de que os nomes dos apóstolos, ou no da mãe de Cristo tragam benção ao seu futuro filho.

Em um país em que a maior personagem da televisão se chama Maria das Graças Xuxa Meneguel, o rei do futebol, esporte mais famoso no país, é mais conhecido como Pelé do que Edison Arantes do Nascimento e o nosso atual presidente fez questão de colocar no nome seu apelido, Luiz Inácio Lula da Silva, o nome faz diferença?

Nenhum comentário: