Faça um blogueiro feliz, comente!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Preconceito bobo




Sexta-feira começa o final de semana e muitas pessoas vão ao cinema nesses dias. Então resolvi falar um pouco sobre a sétima arte. Afinal de contas cada final de semana é dia de estreia. Filmes que entram em cartaz e fazem com que as filas fiquem enormes.

A última vez que fui ao cinema foi para ver um, ótimo, filme brasileiro. Que só por ser brasileiro algumas pessoas já olham com um olhar meio que de desconfiança. Pois não deveriam. No mês de novembro os cinemas fizeram uma boa promoção para incentivar as pessoas a ver filmes brasileiros.

Aproveitei e fui ver 'Romance' de Guel Arraes com um elenco sensacional: Que inclui Wagner Moura e Letícia Sabatela como atores principais. E ainda conta com: Andrea Beltrão, José Wilker, Bruno Garcia, Tonico Pereira, Vladimir Brichta, Edmilson Barros, Marco Nanini.
Além de um elenco ótimo, o filme tem uma história maravilhosa e envolvente, que faz com que o telespectador queira ver o desenvolvimento do enredo até o final. O tema, amor, pode parecer meio batido, mas no filme parece que nunca fizeram nada igual. Mesmo que eles falem várias vezes sobre montagens já feitas sobre o assunto.

Mas falando sobre o cinema brasileiro não é novidade pessoas não irem ver só pelo filme ser brasileiro. Uma vez ouvi no ônibus um ignorante recusar uma ida ao cinema ao saber que o filme seria brasileiro. O preconceito com o rotulo brasileiro é incrível.

Tudo bem que nem todos os filmes são maravilhosos, mas isso vale para qualquer filme, seja ele americano, inglês, francês, italiano e etc.
Um filme que não é todo brasileiro mas vez muito sucesso é o Ensaio sobre a cegueira, baseado no livro de José Saramago. O diretor é brasileiro, a atriz coadjuvante também. Os outros são atores internacionais, virou produção internacional e foi aceito muito bem por todos. Alguns filmes são horríveis mesmo, assuntos idiotas e abordagem pitoresca, mas existem ótimos filmes brasileiros. É saber sobre o filme e ver, para finalmente ter uma opinião. Assim como tudo na vida.

Nenhum comentário: