Faça um blogueiro feliz, comente!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Que país é esse?




O mês de novembro foi horrível para muitos brasileiros. Em especial aqueles que tiveram suas casa, vidas, parentes e amigos levados pelas chuvas de fim de ano.

Com o aquecimento global, tudo o que acontece relacionado com tragédia natural está ligado de uma maneira a forma que todos nós vivemos até o dia de hoje em relação ao planeta. O descaso que ainda está presente em muitos é considerado hoje causador de algumas das maiores tragédias mundiais. Para não ficar falando de uma lista enorme, apenas duas relacionadas ao impacto que teve no mundo. O furacão Katrina matou milhares e deixou milhões sem casa e sem uma vida digna em 2006. Foi a pior tempestade, furacão, de todos os tempos. Agora em Santa Catarina a todo momento uma chuva por mais fina e rápida que seja desabriga e mata centenas de pessoas.

Sem entrar no mérito das explicações cientificas, geográficas e naturais, tudo isso parece acontecer por termos afetado de maneira abundante o clima do planeta.
Porém uma coisa que aconteceu nesta tragédia, de Santa Catarina, não teve nada a ver com causas naturais. Talvez até de para falar que é algo natural, mas do ser humano ignorante e repulsivo.

O país inteiro ficou sensibilizado com as histórias tristes que foram exibidas todos os dias pela mídia sobre a situação do estado e das cidades que tiveram quase 100% de sua área devastada pelas chuvas e pelos deslizamentos. Doações em maça foram feitas. De roupa, alimentação, financeira e de outro tipo que tenha. O Brasil inteiro ficou acompanhando a história e o seu desenvolvimento.

Até que na última semana, uma reportagem mostrou o lado monstruoso que o ser humano tem, ou pelo menos alguns de nós. Pessoas lotando um carro com donativos para levar para casa, ao invés de deixar com os que perderam tudo e iriam necessitar, e que foram originalmente o motivo para terem recibo as doações. Militares que deveria fazer o seu serviço humanitário de ajudar as pessoas, estavam levando “presentes” para seus familiares ao achar algo que gostassem nas pilhas de doações.

O Brasil viu e ficou chocado ao saber que não são só os políticos e na polícia que não podemos confiar. Vimos que não podemos confiar em nós mesmos. O ser humano é vergonhoso e ganancioso. Felizmente não são todos, mas é por este motivo que infelizmente hoje estamos do jeito que estamos. Prontos para cair em um precipício.

Nenhum comentário: