Faça um blogueiro feliz, comente!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Vergonha e Orgulho


A Capa do O Globo de quarta-feira é digna de uma análise mais aprofundada. A principal matéria é claro é sobre a sentença de que Daniel Dantas deve passar 10 anos na cadeia (A gente sabe que isso não vai acontecer, mas pelo menos condenarão o cara).
A Operação Satiagraha, mais desastrosa (única até o momento que me lembre), da Policia Federal que sempre faz um bom trabalho, finalmente começa a ter resultados.

A segunda coisa interessante pelo lado positivo da capa é o fato de noticiarem que o morro Dona Marta, em botafogo, não tem traficantes há quase duas semanas. Não me lembro de ter visto nada disso nos meios de comunicação. Contudo o fato interessante não é esse, e sim o fato de não ter, ou pelo menos parecer, que o morro não tem mais traficantes. Não ouve troca de tiros, guerras, e nada parecido nos últimos dias. Se é assim tão fácil tirar traficantes dos morros, por que não fazer isso em todos os que existem na cidade???? Depois que li o livro do Caco Barcelos sempre pensei como seria a favela, e tive a vontade de poder conhece-lá. Estranho eu sei, mas como Paris, Madrid, Barcelona, Nova York e outras tantas cidades com passagens em livros e pontos interessantes o Dona Marta passou a ser um local que eu gostaria de saber como é realmente, ver o morro, a vista (que em fotos parece ser melhor do que muitos prédios da zona sul, incluindo ainda o Vidigal que tem com certeza uma vista espetacular).

Mas tirando o meu desejo de conhecer o local, o fato de não existir mais traficantes no morro fez com que os assaltos no asfalto em botafogo caíssem para ZERO. Isso mesmo, 0. Segundo a PM não foram registrados assaltos no bairro nas últimas duas semanas. A PM prometeu que manterá os policiais no morro, mais de 50. Mas por que só fizeram isso agora? Algo estranho, porém bom, que merece atenção.

Outro fato da capa que me chamou muita atenção é os guardadores de carros comemorando mais uma atitude um tanto quanto ignorante do nosso 'inquerido' prefeito Cezar Maia. Não tenho como prova, mas esse negócio de ser guardador de carro, como já vi em matérias na Globo, é coisa de máfia, milícia, ou algo do gênero. Como existe IPVA para todos que tem automóvel, deveria ter algum imposto, ou já no IPVA, que as pessoas pagassem para estacionar nas ruas, que são da prefeitura e do estado do Rio de Janeiro, e não de uma empresa qualquer.

Último fato que merece comentário é ao mesmo tempo bom e ruim. Decidiram desligar todos os pardais depois das 22 horas. Bom pois em alguns pontos do Rio, depois das 22 horas vira quase um cidade sitiada. Ruim porque os acidentes que vivam acontecendo na orla do Rio e nas vias longas vão voltar a acontecer, o excesso de velocidade já destruiu muitas famílias e os pardais era o único jeito, não 100%, de diminuir a velocidade já que doí no bolso. Mas fazer o que.... Com um prefeito como Cezar Maia, um governador como Sergio Cabral e um futuro prefeito como Eduardo Paes, vai se esperar o que? Evolução e desenvolvimento que não é....


Nenhum comentário: