Faça um blogueiro feliz, comente!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Isso que é indenização!





As pessoas quando começam a trabalhar, normalmente sonham em além de ter uma vida realizada profissionalmente, querem coisas materiais, como carro e a casa própria. O sonho da casa própria por sinal é um dos maiores das sociedades modernas e capitalistas, afinal ter um teto sobre a cabeça pode ajudar em muito. Isso não é um sonho de classes, todos gostam de montar suas casas. Mesmo que alguns tenham até várias.

Com isso muitos que não tem condição de comprar uma casa construíram as suas casas por conta própria, tijolo por tijolo. Por isso as cidades brasileiras têm diversas favelas. Na cidade do Rio de Janeiro são um pouco menos de 157, que muitos cariocas e turistas comentam o contraste das belezas naturais e a desordem urbana da cidade considerada a Cidade Maravilhosa.

A origem das favelas cariocas começou em 1987 quando os soldados que voltaram da guerra de Canudos receberam permissão para instalarem-se temporariamente nestes locais, os primeiros lugares ocupados foram os morros de Santo Antônio e da Providência. O nome de favela veio como referência a uma vegetação abundante no sertão nordestino. A partir daí o crescimento das favelas foi instantâneo, ainda mais por não ter uma boa política do Estado para resolver os problemas de moradia da parte menos favorecida da população urbana. As áreas ainda tiveram um crescimento com a emigração dos habitantes da zona rural para a cidade, por ficarem perto da área de trabalho e por estar livre.

Nunca entendi muito bem como era o “esquema” para construir uma casa no morro, em qualquer morro que seja. Alguns falavam que tinha que conhecer o “dono” do morro. (Como se alguém mandasse num pedaço de terra do estado...). Outros que tem que pagar para entrar, mas nunca perguntei sobre essa burocracia para ter um barraco. Mas a questão não é essa. Fico me perguntando, morador de favela paga IPU como nós pagamos? Paga água, gás, luz, telefone? E não venham dizer que eles não têm esses serviços, eles tem e se bobear é melhor do que muitos.

Algumas favelas cariocas têm uma das mais belas vistas do mundo. Alguns ganham muito dinheiro no final de ano para alugar só para os “gringos” admirarem a cidade. Ou vai dizer que a vista do Cantagalo, Chácara do Céu, Dona Marte e outras da zona sul não tem uma vista privilegiada, que muitos cariocas que pagam caro os impostam gostariam de ter.

Hoje lendo o jornal vi algo que me deixou transtornado. Primeiro o PAC é algo que já acho absurdo. Pegar o dinheiro dos contribuintes para fazer melhorias nas favelas.... Agora estão pagando pela desapropriação..... É o cumulo do absurdo. E na matéria dentro do jornal especialistas imobiliários não criticam o fato de pagar por essas moradias, mas sim o valor. Uma falta total de seriedade e respeito a população. Afinal o dinheiro para estes pagamentos fomos nós que com os impostos pagos anualmente estamos pagando para essas pessoas. Tudo bem que todos têm direito a uma vida digna. A cidadania deve vir dos dois lados, os cidadãos têm seus direitos e deveres, assim como o estado. E esses pagamentos são uma total falta de respeito, abusivos e de um jeito mais revoltante é uma burrice!

Podem não concordar, ou ter algum erro de raciocínio, mas não acho justo!

Nenhum comentário: