Faça um blogueiro feliz, comente!

sábado, 7 de julho de 2007

Ele é uma maravilha

Na noite de hoje na cidade de Lisboa, Portugal, foi anunciado que o Cristo é uma das novas sete maravilhas do mundo, segundo votação no site new7wonders. Ele concorreu com outros vinte monumentos.

A idéia da construção do monumento ao Cristo Redentor surgiu para marcar a comemoração do Centenário da Independência do Brasil no ano seguinte, 1922. Disputaram o direito de possuir o monumento, o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio. A opção vencedora foi pelo primeiro.

A estátua do Cristo Redentor foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dez anos após a idéia da sua criação. O desenho final do monumento é de autoria do artista plástico Carlos Oswald, e possui cerca de 38 metros, sendo que deles são só do pedestal da estátua. O monumento ao Cristo Redentor no morro do Corcovado tornou-se a maior escultura art déco do mundo.

O Cristo Redentor é conhecido como símbolo não só da cidade do Rio de Janeiro, mas também do Brasil. Recebendo visitas diárias não só de turistas brasileiros, mas turistas do mundo inteiro. Além da estátua do Cristo, o morro do Corcovado tem um charme a mais, a cidade maravilhosa, com uma vista do bondinho do Pão-de-Açucar, o Maracanã, o Jóquei, a Lagoa Rodrigo de Freitas, a ponte Rio-Niteroi e claro as praias, uma visão privilegiada da cidade mais bonita do mundo. Por ano mais de 600 mil pessoas são levadas ao monumento do Cristo Redentor Como diz a música de Tom Jobim – Samba do Avião – “Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara”.

Das maravilhas eleitas, o Cristo é o único construído no século XX, os outros monumentos eleitos foram: A Grande Muralha, na China; as ruínas de Petra, na Jordânia; Machu Picchu, no Peru; as pirâmides de Chichén Itzá, no México; o Coliseu, na Itália e o Taj Mahal, na Índia.

Ficaram de fora alguns monumentos bem famosos e tidos como “maravilhosos”, como a torre Eiffel, em Paris; a Estátua da Liberdade, nos Estudos Unidos; as estátuas da Ilha de Páscoa, no Chile; a Acrópolis de Atenas, na Grécia; Stonehenge, no Reino Unido entre outros.

Essa votação claro não é unânime e como existe tantas maravilhas no mundo alguns podem concordar com a lista, outros não, tirando uma e colocando outra, ou mudando completamente.

Tanto que essa não foi a primeira vez da tentativa de se fazer as “novas maravilhas” do mundo moderno. O site Hillman Wonders elaborou uma lista com as 100 maravilhas do mundo. As sete primeiras foram: as Pirâmides de Gizé, a Grande Muralha da China, o Taj Mahal, a Migração do Serengueti, as Ilhas de Galápagos, o Grand Canyon e Machu Picchu. Outra organização que também realizou uma lista foi a Sociedade Americana de Engenheiros Civis chegou a compilar uma lista de maravilhas do mundo moderno, e obteve maior aceitação: o Eurotúnel, a Torre CN, o Empire State Building, a Ponte Golden Gate, a Usina hidrelétrica de Itaipu, os Diques de Marés e o Canal do Panamá.

Só se tem essas listas todas por um simples motivo, a primeira lista. As maravilhas do mundo antigo. É uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica. Das sete maravilhas, a única que resiste até hoje quase intactas são as Pirâmides de Gizé, construídas há cinco mil anos.

As outras maravilhas são os Jardins Suspensos da Babilônia, a estátua de Zeus em Olímpia, o templo de Artemis em Éfeso, o mausoléu de Halicarnasso, o Colosso de Rodes e o Farol de Alexandria. Veja aqui as Maravilhas

A origem da lista é duvidosa, normalmente atribuída ao poeta e escritor grego Antípatro de Sídon, que escreveu sobre as estruturas em um poema. Outro documento que contem tal lista é o livro De septem orbis miraculis, do engenheiro grego Philon de Bizâncio. A lista também é conhecida como Ta hepta Thaemata ("as sete coisas dignas de serem vistas"). Os gregos foram os primeiros povos a relacionar as sete maravilhas do mundo entre os anos 150 e 120 a.C.. Extraordinários monumentos e esculturas erguidos pela mão do homem, construídos na antigüidade fascinam por sua majestade, riqueza de detalhes e magnitude até hoje. Podemos imaginar o aspecto que outros monumentos e esculturas tinham a partir de descrições e reproduções estilizadas em moedas.

Nenhum comentário: