Faça um blogueiro feliz, comente!

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Viva a FLIP

Desde ontem, dia 4, uma das maiores Feiras do país começou.
A FLIP - Feira Literária Internacional de Paraty - acontece é claro em Paraty, quem não conhece esta cidade não tem problema eu conto:
Ou entra no site da FLIP aqui

Uma das mais importantes cidades no período colonial, Paraty era responsável pelo escoamento do ouro que vinha de Minas Gerais. O caminho do ouro está conservado até hoje e era responsável pelo transporte de metais preciosos das minas até Lisboa, passando pelo porto de Paraty.

A construção da estrada Rio-Santos, BR 101, iniciada em 1970 e aberta ao tráfego em 1976 consolidou a vocação turística de Paraty no momento em que a tornou mais acessível. Paraty deixou de ser um lugar de veraneio e transformou-se em opção de turismo o ano inteiro.

De uma aldeia para uma cidade, ela se desenvolveu com o tempo, porém mantém certo charme no centro da cidade. Por ser protegida pelo patrimônio histórico o centro de Paraty não tem alterações, suas ruas são feitas de pedras e na maior parte é proibida a circulação de carros dentro do centro da cidade, suas construções são as mesmas, casas coloniais que dão esse toque de “velho”. Hoje essas casas são lojas que enaltecem a cultura de Paraty com venda de artesanato, roupas, pinturas e outras coisas. As casas na cidade ficam nas proximidades da rodoviária da cidade onde se pode construir e o espaço pro século XXI é maior.

Hoje a cidade é famosa mundialmente por alguns eventos religiosos e culturais que acontecem durante o ano, lotando a cidade de turistas brasileiros e muitos estrangeiros. Alguns eventos famosos são: a Festa do Divino, Festival da Pinga, Paraty em Foco e a mais famosa a Festa Literária Internacional de Paraty, mais conhecida como FLIP, que está na sua quinta edição, além de outras festas culturais e religiosas.

Paraty tem uma curiosidade peculiar sobre seu nome. Na língua tupi, significa "peixe de rio" ou "viveiro de peixes", era o nome que os índios guaianás davam ao local onde hoje se situa a cidade. Originalmente, o nome era grafado com dois "i": Paratii, posteriormente, já no século XVIII, aparece a grafia Paraty, com "y", que foi mantida até 1943, quando a Convenção Ortográfica Brasil-Portugal suprimiu o Y do alfabeto português. A nova grafia não foi aceita pela comunidade paratiense, que, aferrada às suas caras tradições continuava a escrever Paraty. A comunidade paratiense, através de seus Órgãos Públicos e entidades locais, passaram a utilizar papéis timbrados com a grafia PARATY e vem insistindo para que todos passem a utilizar a antiga forma ortográfica.

Hoje a cidade vive a expectativa pela passagem da tocha Pan-americana, que deve ocorrer no dia nove de julho.

Nenhum comentário: