Faça um blogueiro feliz, comente!

terça-feira, 24 de julho de 2007

Que Bonito é...

“Que bonito é. Gafieira salão nobre. Seja rico, seja pobre. Todo mundo a sambar”. Como diz a letra de Luis Bandeira, Na cadência do samba (Que bonito é), não importa se você é rico ou pobre, o importante é aproveitar.

Além de sambar qualquer um pode aproveitar o PAN, seja ele rico ou pobre, cantar, gritar, torcer. O espetáculo que a torcida brasileira fez, e está fazendo no PAN, virou tema de debate, afinal o povo brasileiro é movido pela paixão pelo esporte, não vivemos apenas pro futebol nesta época de PAN.

Já virou rotina quando qualquer equipe brasileira está ganhando, ou pelo menos, está disputando com garra uma competição, o grito de: “Sou brasileiro, com muito orgulho com muito amor”. Não sei se vocês cantam a música também, ou se param e pensam um pouquinho. Será realmente que temos esse orgulho de ser brasileiros?

Não temos que pensar somente no ponto de vista esportivo, afinal, não é tudo na vida. Claro que no momento da competição fica complicado, parar pra pensar e ver se temos ou não orgulho. Com tanta coisa acontecendo fora das quadras e arenas comecei a me perguntar isso.

Duvido que os brasileiros que choram pela trágica morte de 200 pessoas, que dormem nos aeroportos, que são vítimas da violência urbana e rural, que não tem uma moradia descente, a comida do dia a dia e um trabalho diário cantem essa música.

E não precisa ter sido vítima de nenhuma tragédia para não querer nem pensar na música ou no PAN. Como podemos ter esse orgulho com um Senado que parece um grande parque de diversões, que não ameaça seu presidente nem de investigações mais sérias, que brinca de ir trabalhar, aumenta seus salários enquanto os trabalhadores não têm aumento nenhum.

Não estou avacalhando o PAN e nem pretendo. Gosto muito de esporte, de torcer e de ver o espetáculo, mas não consigo cantar essa música sem pensar se temos mesmo esse orgulho.

Os atletas brasileiros têm se superado, conquistado medalhas e mais medalhas, e por isso passaremos fácil a ter mais medalhas na história de todas as participações do Brasil no PAN, claro que com a ajuda da torcida e com a infra-estrutura que hoje temos, e que não foi a mais perfeita, visto problemas com a chuva e na venda dos ingressos, estamos fazendo bonito no esporte.

Contudo existe uma grande diferença entre Pan-americo e Olimpíadas. Temos que fazer bonito sempre, não só no nosso PAN, feito pela gente e mais do que tudo, pra gente.

Nenhum comentário: