Faça um blogueiro feliz, comente!

sábado, 28 de julho de 2007

Orgulho?

Não sei se rio ou se choro quando ouço esse grito. Afinal de contas orgulho de que cara pálida? Tudo bem que o esporte você extravasa suas emoções, grita, chora, ri e se diverte, mas o esporte não é tudo na vida. E o que acontece no nosso país esses dias, semanas e meses.

Hoje no PAN comemoramos por estar brigando com a “grande potencia esportiva” – Cuba – pelo segundo lugar no quadro de medalhas. Estamos apenas nos iludindo e comemorando um resultado mascarado. Não podemos acreditar que sendo segundo no PAN valha como parâmetro para o que realmente é disputado, as Olimpíadas. Lá as equipes dos E.U.A e Canadá serão as titulares. Lá teremos outros adversários bem mais competentes como as forças européias. Quero ver esse orgulho lá, ano que vem na Olimpíada.

Todo jogo começa o coro de: “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!”. Indo assistir a alguns jogos do PAN, parei pra pensar no que esse coro quer dizer. Afinal de contas, será que temos realmente orgulho de ser brasileiro?

Você tem orgulho do nosso Senado? O presidente Renan Calheiros a cada dia inventa uma justificativa para suas contas suspeitas. Orgulho da aviação? Depois do acidente da Gol ficou claro a precariedade, muito suspeita, do sistema de aéreo brasileiro, atrasos de vôos, filas e filas nos aeroportos por um vôo que não aparece nunca, e mais recentemente um acidente que ainda se busca explicação e que ficou marcado como o maior e mais trágico.

Então, vocês ainda têm orgulho de ser brasileiro? Tem orgulho de passar na rua e olhar os mendigos na rua pedindo esmola? De chefes de família desempregados? Pessoas que não tem o que comer e muito menos um teto para morar? Não é possível viver apenas cantando essa música por momentos esportivos, vamos ser racionais, ou pelo menos tentar, afinal de contas o esporte não é tudo, e um meio para muitas coisas, mas nunca um fim.

Claro que existem coisas belíssimas que acontecem durante o PAN graças ao esporte, ídolos são criados, crianças se espelham neles e saem de uma vida que não lhe trariam muitas esperanças e elas têm uma oportunidade na vida. Porém para ter orgulho ainda falta muito.

Nenhum comentário: