Faça um blogueiro feliz, comente!

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Senna é Rei

Texto publicado anteriormente no site Jornal de Debates, sobre o tema:
Massa, novo Senna ou um outro Rubinho?

Fim de semana tem outra corrida, então nada melhor


Não deveria nem começar a responder a esta tentativa de comparação esdrúxula. É impressionante a vontade que as pessoas têm de procurar algo para comparar. O homem por sua essência já nasce falando: "O meu é maior que o seu". E isso cresce após seu desenvolvimento, ou falta de.

A necessidade de comparação é incrível, Pelé e Maradona, a Seleção de 70 e a atual, Senna e Schumacher e agora essa vontade de comparar o novo piloto Felipe Massa com um gênio como Senna, ou um pau-mandado do Rubinho.

Melhor do que palavras para responder isso, são os números. Afinal de contas as palavras vão ficar apenas no achamento.

Pra acabar com qualquer tese, basta pegar os números - impressionantes, diga-se da passagem - do nosso Ayrton Senna. Em 162 GPs disputados, o gênio venceu 1/4 deles, ou seja 41 vitórias. Destes mesmos número de GPs, Senna chegou no pódio na metade desses GPs, 80 pódios. Sendo campeão 3 vezes, disputando com grandes nomes do automobilismo como Piquet, Prost, Mansel, entre outros.

Se for comparar o pobre Rubens Barrichello com o Senna a graça é nula, posto que ele não passou de miseras 9 vitórias, em praticamente 14 anos de carreira na Formula 1, tudo bem que ele deu uma pro Shumi, mas mesmo assim.
Nem precisa falar que não ganhou mundial nenhum.

Agora sobre o nome que surge para a comparação - Felipe Massa - os números parecem melhores do que o "Pé de Chinelo", porém não chega nem as unhas do de Senna.
Massa completará 80 GPs nesse fim de semana, na Inglaterra, metade dos de Senna, porém nosso garoto não passou de míseros 12 pódios, um pouco mais de 1/8. As vitórias então, menores ainda, apenas 4.

Ou seja, é praticamente impossível, ou improvável que Massa iguale os números do primeiro e único Ayrton Senna da Silva. O melhor e único.

Felipe Massa não esta nem para um outro Rubinho e tão pouco para outro Senna, está mesmo é pra Massa.

Nenhum comentário: