Faça um blogueiro feliz, comente!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Esquerda? Direita?

Sem pesquisar muito, respondendo de bate - pronto, ser de esquerda é o famoso, do contra. Claro que foi respondido assim, sem nenhuma leitura ou qualquer outro aprofundamento, parece apenas uma resposta vazia. Afinal de contas ser de esquerda pode ter muitos significados.

A primeira idéia de esquerda e direita foi criada originariamente, como apenas lugares de cadeiras na Assembléia Nacional Francesa. Os mais radicais contra o Estado de coisas acabaram ficando como "esquerda", e o oposto valia também para a "direita". Anos depois a topografia ideológica de esquerda e direita foi transportada para as correntes socialistas ''esquerdas'' e conservadoras ''direitas'', ou seja, a direita, conservadores capitalistas e esquerda revolucionistas socialistas.

Pros dias de hoje é difícil utilizar uma das duas especificações. Cresci sempre ouvindo que a direita era a burguesia que estava no poder e coisas parecidas, e que o Lula era o da esquerda, que tinha idéias revolucionárias e que mudariam o país, ou seja, ele era um “porco socialista que ia afundar o país” de acordo com os tais burgueses.

Não sou tão ligado a política quanto deveria, provavelmente por essa bagunça e pela impunidade soberana que vive em nosso país. Mas desde que Lula assumiu a presidência do Brasil, essa coisa de esquerda e direita perdeu o sentido, pelo menos para esse quem vos escreve.

Claro que se levarmos em conta o significado de esquerda, hoje esquerda é quem é contra o governo. Porém é difícil assimilar a idéia que hoje esquerda é a elite, afinal a esquerda política sempre passou a mensagem de revolução, do povo, para o povo, até mesmo por que hoje o PT se perdeu, nesse tempo de poder, em suas próprias idéias e hoje parece estar mais perto da elite do que do seu povo. Acaba ficando difícil encontrar uma esquerda. Não tentem me convencer que o PSDB hoje é esquerda, acredito mais que a política no Brasil hoje é tudo na base na troca de favores, e esses favores são cada vez mais inacreditáveis.

Outra forma conhecida de esquerda e direita é a religiosa, Jesus está à direita de Deus, e quem é que está a esquerda? A maldade, o que não presta. Vai saber. Idéias burguesas com certeza

Nenhum comentário: