Faça um blogueiro feliz, comente!

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O que acontece com os juízes no Brasileirão?


Quem nunca ouviu a famosa frase: “Errar é humano, persistir no erro, é burrice”. Pois bem, é isso que parece que nossos ‘treinadíssimos’ árbitros tem feito ultimamente, na verdade, sempre o fizeram. É muito fácil numerar pelo menos os piores erros no Brasil, e mais fácil ainda Mundial.

O brasileiro não lembra dos erros que lhe favoreceram, só os que o prejudicam. Ou vai dizer que alguém fala com revolta do lance da Copa de 2002? Onde Luizão foi derrubado alguns metros fora da área e o juiz deu dentro. Ainda expulsou o jogador turco e o Brasil conseguiu sua vitória na estréia por 2 a 1. Ainda falando de Brasil na Copa e da memória curta do brasileiro, nosso segundo título mundial(1962) foi graças a um passo a frente do fabuloso Nilton Santos contra a Espanha. A falta dentro da área, marcada fora, graças a esse pequeno passo. É claro que quem reclama do erro da arbitragem são aqueles que são prejudicados, isso é obvio.

Pra não falar só dos erros a favor do Brasil, cito pelo menos um que no prejudicou. Na partida entre Brasil e Suécia pelas oitavas de final da Copa de 78, o árbitro Clive Thomas quase matou os brasileiros de raiva, ao anulou um gol de cabeça de Zico no último minuto de jogo, após a cobrança de um escanteio, ele apitou o fim da partida antes da bola descer.

Claro que existiram outros milhões de erros famosos contra outras seleções e lances curiosos. Uma das falhas de arbitragem mais ridículas da história das Copas aconteceu em uma partida entre França e Kuwait, no mundial de 82. Os franceses venciam tranqüilamente quando marcaram o quarto gol, que foi anulado pelo juiz soviético Miroslav Stupar. Após um sheik árabe invadir o campo e falar algumas palavras para o árbitro ele voltou atrás. Outros erros famosos envolvem a Argentina. Um na Copa de 86 conhecido como “a mão de Deus”, gol marcado contra a Inglaterra nas quartas de final. Na final da Copa de 90 um que prejudicou os “Hermanos”. Além do penalty duvidoso marcado a favor dos Alemães, vencedores daquele ano. O juiz deixou de marcar dois penaltys a favor dos hermanos. Isso só prova que errar é humano.

Não falo sobra times por que envolve paixão e muitos “chorões”. É muito difícil provar que existe algo específico contra algum time, ou contra algum grupo. Os árbitros erram por que são ruins, estão mal preparados e não tem recursos, que já poderiam ter parar utilizar no jogo. O único caso comprovado foi do infeliz Edílson Pereira de Carvalho envolvido em esquema de manipulação de resultados de partidas do Campeonato Brasileiro em 2005. Eles erram e ponto. Como todos nós erramos alguma hora do dia. Só que não temos cem câmeras em volta de nós para acusar.

É preciso apenas profissionalizar a arbitragem e fazer investimentos no jogo para melhorar as marcações. Simples, agora vai pedir isso pra Fifa....

Nenhum comentário: