Faça um blogueiro feliz, comente!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Fraco e totalmente esperado



É deste jeito que podemos definir o desempenho do futebol masculino nas Olimpíadas de Pequim. Com tantos problemas de liberação de jogador, tempo para treinar o time e definir um padrão de jogo, a medalha de bronze foi uma conquista, mas que todo povo brasileiro concorda de que não é nada.

A participação da seleção de Dunga foi fraca pelo um simples fator. O time nunca rendeu o desejável, não conseguiu o seu principal objetivo que era a medalha de ouro e ainda tive uma atuação ridícula contra a Argentina. Até o jogo contra a sua principal rival a seleção brasileira não havia levado nenhum gol. Isto porque os ataques adversários não apresentavam nenhum perigo ao time treinador por Dunga. Quando teve um teste de verdade a equipe se amendontrou e ficou na retranca, indo esporadicamente ao ataque. Resultado, 3 a 0 para a Argentina e o sonho de conquistar uma medalha de ouro mais uma vez adiada.

Porém o resultado ruim da equipe masculina brasileira era mais do que esperado. Afinal além dos problemas de liberação dos jogadores com mais de 23 anos a equipe não teve um planejamento visando a competição. Um único amistoso realizado antes de embarcarem para as Olimpíadas foi contra uma seleção de jogadores reservas dos clubes do Rio de Janeiro. Posteriormente na Ásia os adversários arranjados pela Confederação Brasileira de Futebol, CBF, foram ridículos e sem expressão nenhuma no meio futebolístico.

A medalha serviu apenas para que o técnico Dunga, mais ameaçado do que nunca, usasse a como um escudo para um resultado bom, para o que ele assume ter sido sem preparação.

A equipe de futebol feminino mais uma vez salvou a pátria das chuteiras. Mesmo perdendo mais uma vez para os Estados Unidos em uma final Olímpica, como aconteceu em 2004,a seleção jogou melhor do que se adversário e teve inúmeras chances de sair com a vitória, pecando na hora do último passe, ou com as grandes defesas da goleira americana. Mais uma vez o futebol feminino mostrou a arte que o brasileiro tem, mesmo perdendo as meninas do Brasil apresentaram um futebol vistoso e cheio de dribles e boas jogadas, principalmente com as três jogadoras de frente, Cristiane, Daniele e Marta.

Mesmo sem ter uma base e quase nenhum apoio no Brasil, o futebol feminino começa a ter grandes resultados, mesmo que ainda falte um título de expressão. Dois vices campeonatos Olímpicos e um vice Mundial, mostram que o caminho está certo. Diferente do futebol masculino que cada vez parece mais perdido no futebol moderno.

Nenhum comentário: