Faça um blogueiro feliz, comente!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O que pensa o escritor - Olimpíadas



As Olimpíadas de Pequim começaram na última quarta-feira, extraoficialmente com os jogos de futebo. Porém a Cerimônia de Abertura começará apenas amanhã, sexta-feira dia 8. Como os chineses queriam a cerimônia começa dia 08/08/2008 às 08:08pm. Muita loucura com o número 8. Mas a explicação é fácil para os chineses, para a cultura chinesa, o número 8 é sinônimo de uma coisa boa.
Contudo os jogos parecem cada vez menos importantes do que as atitudes de esportistas e autoridades no país das próximas olimpíadas. Antes mesmo de começar manifestações estiveram por todas as partes. Em Atenas quando o fogo sagrado foi aceso para dar inicio a passagem da tocha olímpica por diversos cantos do mundo manifestantes já tentaram aparecer para mundo para falar sobre a opressão da China sobre o Tibet.
Durante quase toda a viagem da tocha eram esperadas manifestações pró-Tibet, e olhe lá quem não fizesse, poderia ser considerado ditador também, assim como os chineses parecem aos nossos olhos ultimamente. Digo parecem pois conheço pouco deste paés. Mas como cada um em sua cultura é bom respeitar e não tratá-los de um jeito hostil.
Jeito que em duas ocasiões ultrapassaram a boa educação e aos direitos humanos.

Primeiro no dia 5, terça-feira na China Dois jornalistas japoneses que cobriam o atentado que matou 16 policiais na região muçulmana de Xinjiang, noroeste da China, foram presos e agredidos por forças paramilitares.

Isso é o que foi divulgado pela rede Nipon. O fato é que a informação na China é sempre muito difícil. No inicio da semana o COI – Comitê Olímpico Internacional, pediu para que o Comitê Chinês liberasse o acesso da imprensa as notícias, o que já mostrava ser dificultada pelo governo chinês. Afinal como toda a ditadura que existe no mundo a informação é uma peça valiosa para a sociedade.

Segundo fato lamentável que aconteceu antes da Cerimônia de Abertura foi o desembarque de ciclistas norte-americanos em Pequim. Ao usarem máscaras para se proteger da poluição eles criaram um tremendo mal estar diplomata. E pior colocaram fogo na briga entre E.U.A e China que vão além da disputa para ver quem ganha mais medalha de ouro.
Tudo bem que a poluição na China é absurda. Nas imagens na televisão conseguir ver o que vai além do repórter é muito difícil, ainda mais em um dia nublado. Mas segundo fontes oficias a poluição não atingiu um nível prejudicial para qualquer ser humano. Não quero defender a poluição, até porque é um absurdo o desenvolvimento de um país passar por uma quase destruição dele próprio, mas não existe a necessidade de ser mal educados. Não tiro também o direito de protesto, são validos, mas todos querem ver nessas Olimpíadas uma festa, é bom tentar fazer o melhor para isso.
Ah e por último. Vai ser muito difícil acompanhar os jogos. Parecido com a Copa do Mundo de 2002, acordar às 4, 5 da manhã, só se for para trabalhar.

Um comentário:

Anônimo disse...

very cool.